Política

JMPLA negoceia redução de propinas a jovens com dificuldades financeiras

O primeiro secretário provincial do Uíge da JMPLA, Faustino Nguange, propôs à direcção do Instituto Superior Nzenzo Estrela a celebração de um memorando de entendimento entre a organização juvenil e aquela instituição, visando facilitar o processo de formação de jovens da província com dificuldades financeiras.

24/01/2023  Última atualização 07H30
Acordo vai ajudar jovens com dificuldades no ensino superior © Fotografia por: DR
A proposta foi apresentada durante a visita que os membros do secretariado provincial da JMPLA efectuaram àquela instituição, para se inteirarem do seu funcionamento e das perspectivas.

Faustino Nguange disse, sábado, que as dificuldades enfrentadas por muitos jovens para darem seguimento às suas formações no ensino superior, constitui uma das principais preocupação da organização.

Sublinhou que a celebração de um memorando de entendimento entre a JMPLA e o Conselho de Direcção do Instituto Superior Nzenzo Estrelas visa prestar apoio institucional a certos jovens com elevada capacidade intelectual para dar sequência à formação académica no nível do ensino superior, mas que enfrentam dificuldade financeira para o efeito.

O líder da organização juvenil do MPLA no Uíge propôs ao corpo directivo daquela instituição de ensino superior a isenção ou a redução em até 50 por cento dos valores das propinas mensais cobradas aos jovens com dificuldades financeiras que a JMPLA tem cadastrados.

‘’Muitos destes jovens estão bem identificados. Aguardamos que sejamos bem-sucedidos nesta pretensão apresentada ao Instituto Nzenzo. Vamos aguardar pela resposta definitiva do conselho da direcção e ali ver se conseguimos dar os passos subsequente’’, disse.

Para o primeiro secretário da JMPLA no Uíge, é responsabilidade do partido acompanhar o desenvolvimento dos jovens que estão na academia, assim como aqueles que estão fora e, com diálogo franco e aberto que se tem promovido com os estudantes, ficou a demonstração clara da necessidade de continuar a apostar na formação académica.

"Vamos continuar a trabalhar em conjunto para mitigarmos algumas dificuldades ainda existentes. Não apenas as da instituição, mas também dos próprios jovens. É uma parceria que vem para ficar e nós vamos sair daqui de cabeça erguida porque bons momentos se vislumbram para o Instituto Nzenzo”, referiu, encorajando a instituição a trabalhar para que as dificuldades que ainda enfrenta nestes dois anos de funcionamento, sejam ultrapassadas no próximo ano académico.

O presidente do Conselho de Direcção do Instituto Superior Nzenzo Estrela, Baptista Pindi, reconheceu que a maior parte da sociedade angolana, sobretudo jovens, tem um nível de rendimento baixo e o índice de pobreza é alto.

"Em função disso, a JMPLA propôs-nos a possibilidade de podermos ter uma parceria para se poder ajudar aqueles jovens vulneráveis que possam ser formados aqui a custo zero ou a pagarem 50 por cento do valor da propina e nós nos comprometemos levar o assunto ao conselho de direcção e promotoria do projecto Nzenzo. As decisões a serem tomadas vão ser prontamente comunicadas à JMPLA”, referiu.

Baptista Pindi garantiu abertura quanto à pretensão da JMPLA, destacando a importância da aposta na formação dos jovens, uma vez que a assinatura do referido memorando se traduz numa responsabilidade social desta instituição de ensino superior.

  Eunice Suzana | Uíge

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política