Política

JMPLA elege novos secretários na Huíla e Cunene

A JMPLA na Huíla conta, desde segunda-feira, com um novo primeiro-secretário provincial, Filipe Kameya, eleito durante a III Reunião Extraordinária, que juntou 86 por cento dos 105 membros.

26/09/2023  Última atualização 11H08
Filipe Kameya foi eleito primeiro-secretário da JMPLA, na Huíla © Fotografia por: Angop

O jovem político desempenhava a função de 2º secretário provincial, tendo concorrido isolado para substituir Ilda Martins, que  dirigiu os destinos da JMPLA desde 2019 e deixa o cargo por ser deputada eleita em 2022.

No mesmo evento foram, igualmente, eleitos Cecília Jamba Palata, com 98,6 por cento dos votos, para a função de segunda secretária do Comité Provincial da JMPLA e Faustino Gonga como novo secretário do Departamento de Administração e Finanças do órgão.

No discurso inaugural, o primeiro-secretário provincial eleito prometeu dar continuidade às acções iniciadas em 2019, dentro do plano programático e demais documentos reitores da organização, assim como aprofundar a coesão entre os militantes.

Aproximar as estruturas da JMPLA aos diferentes níveis, nas várias franjas da juventude e reforçar o seu engajamento no processo de alfabetização, visando o contributo social para a redução dos índices de desemprego na Juventude, são outros focos do recém-eleito dirigente.

Filipe Kameya assinalou, também, a formação política ideológica e patriótica dos militantes e quadros da JMPLA como base fundamental para a solidificação da qualidade do militante e dos jovens, daí o reforço da sua acção ser necessária para o engajamento dos quadros e militantes na análise dos principais assuntos com o qual a juventude se debate.

Por sua vez, o segundo secretário provincial do MPLA na Huíla, José Arão Chissonde, afirmou que a JMPLA é o viveiro do Partido  e que todo jovem da organização deve estar preparado para assumir os desafios da agremiação, do partido, bem como do Governo suportado pelo MPLA.

"Nem sempre os mandatos são  levados até ao fim, devido  à mobilidade de quadros, e os jovens devem estar preparados para casos de interrupção de mandatos”, aludiu.

O evento foi orientado pelo  secretário do Departamento  de Educação  Política e Patriótica,  Carlos Pedro, em representação do 1º Secretário Nacional da JMPLA,  Crispiniano dos Santos.

A JMPLA, na província da Huíla, conta com 107 mil 588 entre os quais 42 mil 169 são mulheres, distribuídos  em quatro mil 464 organizações de base.

 
Cunene

Com 87,17 por cento dos votos, os militantes da JMPLA no Cunene elegeram, sábado, Marcelino dos Santos, como dirigente da organização na província. O novo primeiro secretário, eleito durante a II reunião extraordinária da JMPLA, substitui Ireno Nambalo, actualmente deputado à Assembleia Nacional.

Na ocasião, o primeiro secretário provincial em exercício do MPLA, no Cunene, José Veyelenge, pediu mais dinamismo, força e visão no sentido de manter a coesão, disciplina e sagacidade dos jovens para os desafios actuais.

O encontro de militantes desta organização, além de eleger o primeiro secretário provincial, dá sequência ao cumprimento das orientações do partido, com vista a manter a boa dinâmica da estrutura juvenil do MPLA.

Para isso, José Veyelenge exortou aos militantes, simpatizantes e amigos da JMPLA mais união, com vista a contribuir para o sucesso da organização, assim como agradeceu o desempenho do secretário cessante.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política