Política

JMPLA e OJM preparam encontros bilaterais

André Sibi

Jornalista

A JMPLA e a Organização da Juventude de Moçambique (OJM) traçam estratégias conjuntas para realizar encontros bilaterais destinados a impulsionar as relações entre as duas instituições político-partidárias.

23/11/2022  Última atualização 06H26
Membros das direcções das organizações juvenis do MPLA e Frelimo © Fotografia por: DR

A informação foi avançada, segunda-feira, em Luanda, pelo primeiro-secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, em declarações à imprensa no final de uma visita de cortesia que a Organização da Juventude de Moçambique efectuou à sede da formação juvenil do MPLA. A OJM é a organização juvenil da Frelimo, partido no poder em Moçambique.

"Temos em carteira e a passos largos dois encontros bilaterais entre as duas organizações no próximo ano, no sentido de analisarmos os problemas que afligem os jovens angolanos e moçambicanos”, disse.

Crispiniano dos Santos precisou que as preocupações que afligem os jovens angolanos não diferem da juventude moçambicana, razão pela qual vão promover estes encontros bilaterais sob orientação dos líderes das duas organizações juvenis, que, acrescentou, comungam os mesmos estatutos e ideologias.

"Os nossos países são ricos em recursos naturais, que a mãe natureza oferece e somos nós os jovens que devemos encontrar soluções, através do empreendedorismo, para mitigar os problemas que nos afligem”, frisou.

Samuel Jotamo, o primeiro-secretário nacional da OJM na zona da Matola Sede, disse que a Organização da Juventude de Moçambique sai da visita melhor informada sobre o funcionamento do Secretariado Nacional da JMPLA, com quem espera aumentar os níveis de cooperação, os laços históricos que unem as duas organizações juvenis.

Disse, ainda, que a visita permitiu fortalecer os laços com a JMPLA, uma organização irmã que partilha os mesmos ideais da OJM.  "Nós identificamo-nos com o MPLA e a JMPLA, por sermos movimentos juvenis de dois partidos que proclamaram as Independências de Angola (MPLA) e de Moçambique (Frelimo)”, referiu.

Samuel Jotamo realçou que a visita serviu, igualmente, para felicitar a JMPLA pela vitória do MPLA nas Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022.

A visita do líder da OJM à sede nacional da JMPLA, em Luanda, decorreu à margem do "Fórum dos Jovens com as Embaixadas", a ter lugar no próximo fim-de-semana, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, numa iniciativa da Associação dos Especialistas em Relações Internacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política