O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Os funcionários públicos e agentes administrativos que trabalham em zonas de difícil acesso e desprovidas de ofertas de bens e serviços essenciais vão passar a beneficiar, a partir deste ano, de subsídios de isolamento, instalação, renda de casa e de preferência na mobilidade do cônjuge ou unido de facto e ao acesso à habitação, entre outros benefícios atribuídos pelo Estado.
A JMPLA e a Organização da Juventude de Moçambique (OJM) traçam estratégias conjuntas para realizar encontros bilaterais destinados a impulsionar as relações entre as duas instituições político-partidárias.
A informação foi avançada, segunda-feira, em Luanda, pelo primeiro-secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, em declarações à imprensa no final de uma visita de cortesia que a Organização da Juventude de Moçambique efectuou à sede da formação juvenil do MPLA. A OJM é a organização juvenil da Frelimo, partido no poder em Moçambique.
"Temos em carteira e a passos largos dois encontros bilaterais entre as duas organizações no próximo ano, no sentido de analisarmos os problemas que afligem os jovens angolanos e moçambicanos”, disse.
Crispiniano dos Santos precisou que as preocupações que afligem os jovens angolanos não diferem da juventude moçambicana, razão pela qual vão promover estes encontros bilaterais sob orientação dos líderes das duas organizações juvenis, que, acrescentou, comungam os mesmos estatutos e ideologias.
"Os nossos países são ricos em recursos naturais, que a mãe natureza oferece e somos nós os jovens que devemos encontrar soluções, através do empreendedorismo, para mitigar os problemas que nos afligem”, frisou.
Samuel Jotamo, o primeiro-secretário nacional da OJM na zona da Matola Sede, disse que a Organização da Juventude de Moçambique sai da visita melhor informada sobre o funcionamento do Secretariado Nacional da JMPLA, com quem espera aumentar os níveis de cooperação, os laços históricos que unem as duas organizações juvenis.
Disse, ainda, que a visita permitiu fortalecer os laços com a JMPLA, uma organização irmã que partilha os mesmos ideais da OJM. "Nós identificamo-nos com o MPLA e a JMPLA, por sermos movimentos juvenis de dois partidos que proclamaram as Independências de Angola (MPLA) e de Moçambique (Frelimo)”, referiu.
Samuel Jotamo realçou que a visita serviu, igualmente, para felicitar a JMPLA pela vitória do MPLA nas Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022.
A visita do líder da OJM à sede nacional da JMPLA, em Luanda, decorreu à margem do "Fórum dos Jovens com as Embaixadas", a ter lugar no próximo fim-de-semana, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, numa iniciativa da Associação dos Especialistas em Relações Internacionais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
Angola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.