O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
A Embaixada de Angola em Pretória juntou-se ao grupo de diplomatas da Comunidade de Desenvolvimento da África (SADC) na cerimónia de entrega de donativos às vítimas das inundações que assolaram a província do KwaZulu-Natal, em Abril e Maio do ano passado.
O primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, reafirmou que volvidos 60 anos desde, a fundação, esta organização juvenil do MPLA continua firme a trilhar o caminho do estudo, da produção e do progresso, como maior intérprete e fiel advogada dos anseios e aspirações dos jovens angolanos.
Sublinhou que desde os primórdios esteve sempre à altura dos desafios, mantendo acesa a chama dos valores supremos da paz, liberdade, justiça social, igualdade, solidariedade e patriotismo, razão pela qual foi escolhido para os festejos deste ano "JMPLA-Firme na preservação da paz e desenvolvimento”.
Crispiniano dos Santos referiu que celebrar esta data é motivo de alegria, de satisfação e de profunda reflexão sobre a coragem e a bravura do comandante Hoji ya Henda que deve continuar a inspirar toda a juventude angolana a ser mais patriota, solidária e voluntária, para que estes 60 anos de existência tragam mais responsabilidade e amor ao próximo.
Segundo o primeiro secretário nacional da JMPLA, os jovens do partido não só têm enormes desafios que exigem a participação de forma prática e concreta para a materialização do programa de Governo do MPLA para o quinquénio 2022/2027.
"Devemos continuar a apoiar com toda a força que se impõe a liderança do Presidente João Lourenço na condução dos destinos do país, tendo em conta as reformas políticas, económicas e sociais que vem empreendendo para a resolução dos problemas do povo”, defendeu.
Crispiniano dos Santos fez saber que desde o início das jornadas comemorativas dos 60 anos da fundação da JMPLA mais de 1.500 jovens ingressaram na organização, dos quais 200 na província do Cuando Cubango e que se augura que os mesmos sejam militantes exemplares, comprometidos com Angola e com os angolanos.
Durante o seu discurso, sábado, Crispiniano dos Santos pediu que todos os presentes se colocassem em pé e prestassem um minuto de silêncio para render uma merecida homenagem ao músico Gelson Caio Manuel Mendes "Nagrelha”, pelo seu passamento físico e que deixa um grande vazio no espaço musical angolano.
Obras do PIIM
Por sua vez, o primeiro secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, disse que a escolha da província para acolher o acto central da JMPLA reveste-se de grande honra e solenidade da dimensão nacional e a nobreza de ser presidido pela vice-presidente do partido, Luísa Damião.
José Martins assegurou que o MPLA e as suas organizações sociais nos nove municípios do Cuando Cubango somam e seguem todos os dias. Acrescentou que depois de travar o primeiro combate de vencer as eleições, a luta prossegue, quer na perspectiva política, quanto do desenvolvimento socioeconómico, sendo que este último para a busca de soluções dos problemas mais prementes da população e em particular da juventude.
Informou que a execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) é uma realidade inequívoca e que está aos olhos de todos os habitantes do Cuando Cubango, sendo que até hoje as obras rondam em 19 por cento de execução financeira e 35 por cento de execução física no universo de 56 projectos em curso.
O governador anunciou que no próximo mês (Dezembro) será inaugurada a primeira escola de formação técnico-profissional no município do Cuangar, no âmbito do PIIM. Acrescentou que está prevista, também, até ao segundo trimestre de 2023 a conclusão da primeira fase da centralidade do Tucuve com 294 apartamentos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Chancelaria de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, representou o país na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023, que decorreu na sede da ONU, de 16 a 27 de Janeiro.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.