A primeira colheita de algodão no perímetro da Baixa de Cassanje, município do Kunda-dia-base, província de Malanje, acontece, na próxima sexta, 37 anos depois.
A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
Um total de 1.740 toneladas de milho foi colhida pela empresa agrícola Jardins da Yoba, durante a campanha agrícola 2021/2022, nos municípios da Chibia e Humpata, província da Huíla.
O director-geral da companhia, João Saraiva, que prestou a informação ao Jornal de Angola, disse que houve um aumento de 540 toneladas de milho recolhidas, comparativamente ao período anterior.
Segundo o responsável, a empresa Jardins da Yoba começou a produzir milho em 2017, e tem um acumulado de 5.565 toneladas já recolhidas até este ano (2022).
João Saraiva anunciou, também, o início da colheita de milho nas fazendas do município da Matala (Huíla) e Cahama (Cunene).
Além do milho, informou, a fazenda dedica-se, igualmente, na produção de batata rena. Referiu que no período acima referido, foram colhidas 900 toneladas de batata, nas fazendas da Humpata e Chibia, tendo havido um acréscimo de 60 toneladas.
Assegurou que a fábrica de processamento continua a trabalhar para se começar a colocar o milho nos sacos.
Explicou que desde o início da produção, os níveis de produção têm estado a aumentar, fruto da instalação de sistemas de captação, armazenamento e abastecimento de água, devido aos períodos de estiagens que se têm registado na região sul e não só.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.