Regiões

Jardins da Yoba colhe cerca de duas mil toneladas de milho

Arão Martins | Lubango

Jornalista

Um total de 1.740 toneladas de milho foi colhida pela empresa agrícola Jardins da Yoba, durante a campanha agrícola 2021/2022, nos municípios da Chibia e Humpata, província da Huíla.

29/06/2022  Última atualização 21H03
Além do milho, a fazenda produz batata rena, massango e massambala © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro – Huíla

O director-geral da companhia, João Saraiva, que prestou a informação ao Jornal de Angola, disse que houve um aumento de 540 toneladas de milho recolhidas, comparativamente ao período anterior.

Segundo o responsável, a empresa Jardins da Yoba começou a produzir milho em 2017, e tem um acumulado de 5.565 toneladas já recolhidas até este ano (2022).

João Saraiva anunciou, também, o início da colheita de milho nas fazendas do município da Matala (Huíla) e Cahama (Cunene).

Além do milho, informou, a fazenda dedica-se, igualmente, na produção de batata rena. Referiu que no período acima referido, foram colhidas 900 toneladas de batata, nas fazendas da Humpata e Chibia, tendo havido um acréscimo de 60 toneladas.

Assegurou que a fábrica de processamento continua a trabalhar para se começar a colocar o milho nos sacos.

Explicou que desde o início da produção, os níveis de produção têm estado a aumentar, fruto da instalação de sistemas de captação, armazenamento e abastecimento de água, devido aos períodos de estiagens que se têm registado na região sul e não só.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões