Economia

Jardins da Yoba aposta em sistema de rega

Estanislau Costa

Jornalista

Duzentos e cinquenta milhões de Kwanzas são investidos, este ano, no município da Chibia, província da Huíla, pela empresa agrícola Jardins da Yoba, na instalação de um sistema de rega e represa de milhões de metros cúbicos de água.

05/03/2021  Última atualização 08H30
Yoba, na instalação de um sistema de rega © Fotografia por: DR
O director-geral da companhia, João Saraiva, explicou que a projecção de novos sistemas de captação, armazenamento e abastecimento de água visa inverter as consequências das estiagens registadas com frequências na região sul e não só.
"Apostamos também na instalação de diversos pivôs, rega das áreas produtivas por inundação, de modo a que a produção de sementes de cereais, tubérculos, entre outras, continue e se fortaleça para fomentar e diversificar a produção agrícola”, disse.
A  produção de sementes melhoradas de milho, batata rena e feijão, disse, visa alcançar resultados satisfatórios durante as safras e potenciar a agricultura familiar.

A empresa envolveu no cultivo mais de 300 trabalhadores entre efectivos e colaboradores. O Jornal de Angola soube que já foram colhidos 1200 toneladas de milho que, depois de processados, resultaram em 780 toneladas de farinha.
A empresa agrícola Jardins da Yoba explora ao todo 1022 hectares de terras aráveis, repartidas em cinco fazendas produtivas nomeadamente Mucuma, Yoba, Chaungo, Maheque, situadas nos municípios da Chibia e Humpata. Actualmente, utiliza 335 hectares, onde são produzidas diversas culturas, com recurso à irrigação com pivô, gota-a-gota e inundação. No espaço estão também animais,  entre os quais 250 caprinos, 200 bovinos e 150 ovinos.
No ano transacto, de acordo com o responsável, as colheitas atingiram 550 toneladas de milho melhorado numa área de 75 hectares, fruto das técnicas de irrigação usadas.

Produção de mel
Mais de uma tonelada e meia de mel foram produzidas, nos últimos dois meses, pela empresa, no município da Chibia, que após embalado em fracos, está a ser comercializada nos mercados das províncias da Huíla e Luanda.
O mel com qualidade já reconhecido no seio de dezenas de cliente, observa durante a colheita e embalagem as regras estipuladas pelos padrões do mercado internacional. "Temos, ao todo, 60 colmeias do tipo Langstroth e 20 tradicionais colocadas em quatro fazendas”, disse.

 Consta que a produção de mel depende de vários factores com realce as condições do local onde está instalado o apiário, distanciamento das colmeias, áreas sem agro-tóxicos e outros factores.  "As condições estão a ser criadas para a instalação de 1000 colmeias e aumentar a produção do produto”, referiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia