Mundo

Japão e Coreia do Sul anunciam sanções contra a Coreia do Norte

O Japão incluiu as empresas norte-coreanas Haegumgang e Namgang, e o grupo de piratas informáticos Lazarus, na lista de sancionados. Já a Coreia do Sul adiantou que as sanções afectam oito indivíduos e sete empresas ligadas a operações de aquisição para o desenvolvimento de armas de destruição maciça.

03/12/2022  Última atualização 07H35
Japão e Coreia do Sul anunciam sanções contra a Coreia do Norte © Fotografia por: DR

Já a Coreia do Sul adiantou que as sanções afectam oito indivíduos e sete empresas ligadas a operações de aquisição para o desenvolvimento de armas de destruição maciça, de acordo com uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul.

Entre as oito pessoas sancionadas, seis delas (Ri Myung-hun, Ri Jeong-won, Choi Seong-nam, Ko Il-hwan, Baek Jong-sam e Kim Chol) são norte-coreanos "envolvidos em transações financeiras relacionadas com os desenvolvimentos nucleares e de mísseis da Coreia do Norte" ligados ao Korea Trade Bank, Daesong Bank, Kumgang Banking Group e Tongil Baljun Bank, todos já alvo de sancões pelas Nações Unidas.

Outros dois são Kwak Kee Seng, de Singapura, e um taiwanês, Chen Shih Huan, acusados de se envolverem em trocas de mercadorias em alto mar, também já alvo de sanções da ONU.

Entre as empresas sancionadas, quatro são norte-coreanas (Chosun, Namgang, Chosun Eunpa e Pocheon) e as outras três (New Eastern Shipping, Anfasar Trading e Swanseas Port Services) ligadas à Singapura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo