Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
Jacinto Manuel Benjamim “Jornyce” espera que a participação na final do Festival da Canção de Luanda mude completamente o sentido da sua carreira artística.
Um dos dez artistas finalistas da 26ª edição do festival, que acontece na sexta-feira, em Luanda, revelou que a participação representa muita coisa na vida, nutrindo a esperança de se tornar na próxima estrela da música angolana.
"Eu julguei que seria muito difícil conciliar o trabalho e os ensaios. Mas tem corrido tudo bem. Estou muito ansioso. Vai ser o dia mais importante da minha carreira, até ao momento. Farei o meu melhor, porque sei que depois daqui nunca mais serei o mesmo”, disse.
"Jornyce” está a concorrer com a canção da sua autoria, intitulada "Terra Querida”, produzida por Zé Linto. Segundo contou, a canção foi inspirada na música "Esperança Moribunda”, um dos muitos sucessos do cantor angolano Don Kikas.
"Sendo jovem, fiz as minhas analogias e inspirei-me também. Quando eu estava a compor a música, sempre tive como referência a música de Dom Kikas. Eu sinto que Angola tem um povo muito feliz que ama verdadeiramente a sua terra”, explicou.
Jornyce partilhou que gosta de ouvir músicas de Dom Kikas, Puto Português, Yuri da Cunha e Bonga. No cenário internacional gosto de ouvir os Calemas, Mika Mendes e outros. Entretanto, declarou que o seu estilo predilecto é o semba, buscando, igualmente, inspiração nos grandes artistas deste género.
"Por ser um estilo nosso, que representa a nossa angolanidade, decidi abraçar. Mas, na verdade, todo e qualquer músico, apesar de um estilo que o identifica, busca outras tendências para poder atingir todos os públicos”, sublinhou.
O concorrente sempre sonhou abraçar uma carreira como músico e pisar os grandes palcos onde pudesse partilhar o estrelato com grandes referências africanas da música da actualidade.
Mais do que arte, o artista definiu que a música para si tem um sentido muito relevante, porque nela busca a paz e consegue desabafar todo o seu sentimento, por se considerar "uma pessoa muito sofrida”.
Jacinto Manuel Benjamim nasceu no Bié. Em 1998, fez parte de um grupo teatral denominado Vozes do Campo. Participou no mesmo ano, na comuna da Funda, num espectáculo alusivo ao 11 de Novembro. Com a colaboração da produtora Bentos Produções, o grupo gravou um álbum de 14 faixas. Em 2009, passou a gravar a solo com o nome artístico Jornyce.
A 26ª edição do Festival da Canção de Luanda tem como tema "Ambiente em sintonia” e é promovida pela emissora Luanda Antena Comercial. O Festival da Canção de Luanda surgiu seis anos após a criação da primeira rádio privada do país, a Luanda Antena Comercial (LAC), a 25 de Setembro de 1992, na fase da abertura democrática em Angola. Maria Luísa Fançony, Mateus Gonçalves e José Rodrigues - o trio que encabeça a LAC - como resultado das experiências adquiridas na Rádio Nacional de Angola (RNA) em concursos e eventos musicais, lançaram em 1998 a festa setembrina da música.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
Sob o lema “Promoção da Educação em Direitos Humanos para bem exercer a Cidadania”, a 10ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional vai realizar, hoje, na Sala Multiuso, a 2ª Conferência sobre Direitos Humanos, alusiva ao 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.