Cultura

Jacinto Benjamim sonha ser grande estrela da música

Katiana Silva

Jornalista

Jacinto Manuel Benjamim “Jornyce” espera que a participação na final do Festival da Canção de Luanda mude completamente o sentido da sua carreira artística.

20/09/2023  Última atualização 10H35
© Fotografia por: Luís Damião | Edições Novembro

Um dos dez artistas finalistas da 26ª edição do festival, que acontece na sexta-feira, em Luanda, revelou que a participação representa muita coisa na vida, nutrindo a esperança de se tornar na próxima estrela da música angolana.

"Eu julguei que seria muito difícil conciliar o trabalho e os ensaios. Mas tem corrido tudo bem. Estou muito ansioso. Vai ser o dia mais importante da minha carreira, até ao momento. Farei o meu melhor, porque sei que depois daqui nunca mais serei o mesmo”, disse.

"Jornyce” está a concorrer com a canção da sua autoria, intitulada "Terra Querida”, produzida por Zé Linto. Segundo contou, a canção foi inspirada na música "Esperança Moribunda”, um dos muitos sucessos do cantor angolano Don Kikas.

"Sendo jovem, fiz as minhas analogias e inspirei-me também. Quando eu estava a compor a música, sempre tive como referência a música de Dom Kikas. Eu sinto que Angola tem um povo muito feliz que ama verdadeiramente a sua terra”, explicou.

Jornyce partilhou que gosta de ouvir músicas de Dom Kikas, Puto Português, Yuri da Cunha e Bonga. No cenário internacional gosto de ouvir os Calemas, Mika Mendes e outros. Entretanto, declarou que o seu estilo predilecto é o semba, buscando, igualmente, inspiração nos grandes artistas deste género.

"Por ser um estilo nosso, que representa a nossa angolanidade, decidi abraçar. Mas, na verdade, todo e qualquer músico, apesar de um estilo que o identifica, busca outras tendências para poder atingir todos os públicos”, sublinhou. 

O concorrente sempre sonhou abraçar uma carreira como músico e pisar os grandes palcos onde pudesse partilhar o estrelato com grandes referências africanas da música da actualidade.

Mais do que arte, o artista definiu que a música para si tem um sentido muito relevante, porque nela busca a paz e consegue desabafar todo o seu sentimento, por se considerar "uma pessoa muito sofrida”.

Jacinto Manuel Benjamim nasceu no Bié. Em 1998, fez parte de um grupo teatral denominado Vozes do Campo. Participou no mesmo ano, na comuna da Funda, num espectáculo alusivo ao 11 de Novembro. Com a colaboração da produtora Bentos Produções, o grupo gravou um álbum de 14 faixas. Em 2009, passou a gravar a solo com o nome artístico Jornyce.

A 26ª edição do Festival da Canção de Luanda tem como tema "Ambiente em sintonia” e é promovida pela emissora Luanda Antena Comercial. O Festival da Canção de Luanda surgiu seis anos após a criação da primeira rádio privada do país, a Luanda Antena Comercial (LAC), a 25 de Setembro de 1992, na fase da abertura democrática em Angola. Maria Luísa Fançony, Mateus Gonçalves e José Rodrigues - o trio que encabeça a LAC - como resultado das experiências adquiridas na Rádio Nacional de Angola (RNA) em concursos e eventos musicais, lançaram em 1998 a festa setembrina da música.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura