Sociedade

“Jacaré Bangão” transferido para o Sassa Povoação

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

A estátua do “Jacaré Bangão”, localizada em Kinxanda, comuna do Porto Quipiri, município do Dande, vai ser transferida para o triângulo do Sassa Povoação, com o objectivo de facilitar o acesso a um dos principais símbolos da região.

15/10/2021  Última atualização 10H50
Estátua do mítico Jacaré Bangão ganha espaço de maior visibilidade © Fotografia por: Edições Novembro
O administrador municipal do Dande, Cândido Cadifete, explicou ontem que o acto de transladar a estátua, um dos símbolos da província do Bengo, resultou de vários encontros de auscultação a várias personalidades da província.

Cândido Cadifete esclareceu que a abertura de um novo caminho, como consequência da construção da ponte sobre o rio Dande, tirou a visibilidade da obra de escultura em volume, e agora, a maioria dos que visitam a cidade de Caxito não conseguem ver a estátua.

Por isso, o administrador do Dande avançou que o novo espaço que vai acolher o "Jacaré Bangão”, vai ser o cruzamento que dá acesso ao município de Nambuangongo e a outras localidades da província, por garantir maior visibilidade da estátua.

Em Kinxanda, no Porto Quipiri, os trabalhos de remoção da obra monumental do "Jacaré Bangão”, arrancaram a 9 de Outubro, com um ritual tradicional, que visou pedir aos deuses que o programa corra bem.

Na quarta-feira, a governadora do Bengo, Mara Quiosa, esteve no local para avaliar o nível de execução dos trabalhos de remoção da estátua.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade