Cultura

Ivan Alekxei e Paulo Flores cantam com Tito Paris nos Estados Unidos

A Banda Movimento, Centro Recreativo e Cultural Kilamba, Rádio Nacional e Movimento Espontâneo foram alvos de homenagens no concerto realizado domingo no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, em Luanda

01/04/2024  Última atualização 10H00
“Amor que seduz” está na base da parceria entre os dois artistas que sábado actuam juntos nos Estados Unidos da América © Fotografia por: DR

Ivan Alekxei junta-se deste modo a uma selectiva lista que inclui os artistas Paulo Flores, o bissau-guineense Micas Cabral e os cabo-verdianos Tony Barros e Rosa Mestre.

A informação foi prestada à margem do show de Ivan Alekxei, designado "Canta para Elas", realizado na Casa 70, na sexta-feira, que teve como grande convidado o cabo-verdiano Tito Paris. Este convite reforça a intenção do artista angolano em internacionalizar a carreira, marcando em grande plano a estreia em palcos americanos.

"Pretendo promover a minha música num mercado mais competitivo", traçou Ivan Alekxei.

No concerto do Strand Brallrrom Theatre em Providence, numa sala que acolhe cerca 4000 pessoas, Ivan Alekxei, Paulo Flores, Micas Cabral, Tony Barros e Rosa Mestre terão a missão de acompanhar este ícone da música africana em mais uma noite de consagração. O primeiro concerto comemorativo dos 40 anos de carreira de Tito Paris aconteceu a 10 de Novembro de 2023 no Coliseu de Recreios, em Lisboa, e teve como convidados Rui Veloso, Danny Silva, Sandra Horta e Paulo Flores.

Concerto "Canta para Elas"

A sala da Casa 70 foi pequena para suportar os amantes da música de Ivan Alekxey e Tito Paris, no concerto produzido pela Comemorando Eventos. O anfitrião abriu ao som do tema "Nosso Passeio". Na fase inicial do alinhamento destacaram-se os temas "Promessas dos Céus", "Meu Chão","Semba na Casa" e "Lágrimas Escondidas".

O artista deu retoque especial às canções "Muxima Uami" e "Alucinação", temas conhecidos pelas vozes de Hélvio e Ricardo Abreu. Ao longo do concerto ainda incluiu no alinhamento temas de Carlos Burity e Paulo Flores, respectivamente "Canção "Nostalgia" e "Carta do Semba".

A meio do concerto o artista homenageou a mãe, falecida no ano passado, com depoimentos emocionantes do pai e da irmã, transmitidos em vídeo.

Com Tito Paris partilhou o palco em "Amor que seduz", o dueto gravado em estúdio e que marca a parceria musical entre estes dois artistas de diferentes gerações. "Nha pretinha", "Otília Otílio" e "Dança Mamo Crioula" estremeceram a sala.

Ivan Alekxei fez os presentes viajarem num repertório com músicas bastante conhecidas e apreciadas pelos fãs, com temas como” Casamento Não e Negócio”,  "Na mesa do ímpio", "Muito a dar”, "Monangambé", Ayer" e mais sucessos.

O tema "Pai Ausente", gravado com a diva Yola Semedo, foi recebido com total agrado pela assistência, que voltou a vibrar mais ainda em" Quem me ama", de Euclides da Lomba, e "Som da Banda", de Eduardo Paim. Para fechar a noite em grande, Ivan Alekxei não deixou o palco sem cantar dois grandes sucessos do seu repertório, os temas "O Emigrante" e "Meu Kota". 

Ivan Alekxei começou a despontar na música aos nove anos, quando tocava bateria na Igreja Maná, congregação onde veio a fazer parte do grupo coral, na província da Huíla.  Em busca dos seus sonhos, Ivan Alekxei decidiu partir para Luanda a fim de conquistar o país.

O projecto Kamutupo, ligado à produtora House Music, onde firmou uma parceria com Smuck, Gari Sinedima e o DJ Ricardo Alves, deu-lhe uma grande visibilidade. Ao longo da carreira, dividiu palco e partilhou momentos com os maiores da cultura angolana, com realce para Carlos Burity, Paulo Flores, Robertinho, Calabeto, Carlitos Vieira Dias, Bangão, Waldemar Bastos, entre outros. Autor dos álbuns "Até Amanhecer”, "Meu Chão” e " A Continuidade”, o músico pretende internacionalizar mais ainda as suas obras.

Músico cabo-verdiano de grande reconhecimento internacional, Tito Paris nasceu a 30 de Maio de 1963, no Mindelo, na Ilha de S. Vicente, no arquipélago de Cabo Verde, no seio de uma família de músicos. Ainda muito jovem, Tito Paris começou a dar nas vistas ao tocar em bares na sua terra natal e melhorou a sua técnica ao acompanhar outros músicos como Jack Monteiro, o clarinetista Luís Morais, Valdemar Lopes Silva e o pianista Chico Serra. Tocou com os irmãos e o primo Bau.

Analtino Santos e Alice André

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura