Sociedade

IURD reabre vários templos e anuncia Instituto Politécnico

Um Instituto Superior Politécnico designado "Monte Sinai", afecto à Igreja Universal do Reino de Deus em Angola, é construído em breve, em Luanda.

15/03/2021  Última atualização 14H24
Valente Bezerra, líder da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola, aposta na reforma © Fotografia por: Agostinho Narciso| Edições Novembro
A informação foi tornada pública, ontem, pelo líder da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola, bispo Valente Bezerra, no final do culto de acção de graças em alusão à reabertura dos templos encerradas pela Procuradoria Geral da República em Setembro de 2020, na sequência de uma denúncia pública sobre evasão fiscal, abuso de confiança, branqueamento de capitas e associação criminosa.

De acordo com o prelado, que não precisou a data do início das obras, o Instituto Superior Politécnico "Monte Sinai" será construída no Talatona, junto à Catedral com o mesmo nome.
"O Instituto Superior Politécnico Monte Sinai terá cursos de medicina, economia, engenharia, ciências sociais e humanas" disse.

Durante o culto, Valente Bezerra apelou à paz entre os irmãos e assegurou que as portas da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola estão abertas para receber bispos e pastores da ala brasileira interessados em abraçar a nova causa da congregação.
"Recebemos o pastor Afonso, de nacionalidade brasileira, que aderiu à causa defendida pelos angolanos e estamos dispostos para receber o bispo Ferraz e outros pastores que aceitarem o novo rumo da Igreja em Angola".

A ronda do Jornal de Angola, para constatar a reabertura dos cultos, sete meses depois, começou na Catedral do Morro Bento, onde, apesar da forte presença da Polícia Nacional, dezenas de fiéis conseguiram atravessar o cordão de segurança.
Durante a pregação, o pastor Tiago Paulo disse que "não estamos a lutar pelos bens materiais, mais sim por uma igreja ao serviço do povo angolano, para que não sejamos julgados pelas próximas gerações". Na catedral do "Pingo de Água", em Viana, entre infiltrados da ala brasileira interessados em semear a desordem, desacato às autoridades e confusão, o pastor Pedro Garcia garantiu que os cinco cultos previstos foram realizados.

José Armando Martins, pastor auxiliar na comunidade do Camama, disse que não houve incidentes e que conta com quatro pastores e trinta obreiros. No templo do Benfica, o pastor Paulo Pinheiro explicou que registou-se a presença de muitos fiéis e apelou à paz entre os irmãos. "Não houve vencedores nem vencidos e juntos vamos trabalhar para transmitir o evangelho do nosso senhor Jesus Cristo".

Domingos Serafim, um dos fiéis que tentou mediar o conflito entre a ala brasileira e os angolanos, explicou que "se os bispos Edir Macedo e Honorilton Gonçalves ouvissem os nossos conselhos tudo isso não teria lugar". David Mendes, advogado dos reformistas, explicou que não foi fácil convencer as autoridades administrativas do Estado e o Ministério Público a confirmar a legalidade da liderança angolana.

Benguela
Na província de Benguela os templos da IURD não foram reabertos, por desentendimentos entre pastores da ala reformista e seguidores do Bispo Macedo.  De acordo com Esperança Sabombo, membro da igreja, na manhã de ontem, vários pastores estavam envolvidos em fortes discussões, o que não permitiu a reabertura dos templos, para os cultos tão esperados por centenas de fiéis.

Lubango

O reverendo Castro Joaquim Capassa disse que a nível da Huíla a Igreja Universal controla cerca de dois mil fiéis, nos municípios do Lubango, Chibia e Matala e a meta é chegar todos os municípios da província.

Cabinda
O reverendo Piter Adão Cristóvão, representante máximo da IURD em Cabinda, disse que os fiéis acorreram aos cultos, para agradecer a Deus pela reabertura dos templos. "O retorno às actividades religiosas constitui um motivo de alegria e de louvor à Deus” disse.


André Sibi | Luanda Sampaio Júnior | Benguela Estanislau Costa | Lubango e Bernardo Capita | Cabinda

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade