Mundo

Israel lança primeiro voo comercial directo com Marrocos

A companhia aérea israelita Israir deu este domingo (25), início ao primeiro voo comercial directo entre Israel e Marrocos, sete meses após a normalização das relações entre os dois países.

25/07/2021  Última atualização 12H35
© Fotografia por: DR

O avião, com cerca de uma centena de passageiros a bordo, na quase totalidade turistas, descolou de manhã de Telavive para Marrakesh, a capital turística de Marrocos, indicou à agência noticiosa France-Presse (AFP) a porta-voz da Israir, Tali Leibovitz, que acrescentou estarem previstos dois a três voos por semana entre as duas cidades.

Em Dezembro de 2020, Marrocos foi o quarto país árabe a normalizar as relações com Israel, depois dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão, sob o impulso da então administração norte-americana, liderada pelo ex-Presidente Donald Trump.

O primeiro voo directo, apenas com autoridades israelitas a bordo, aconteceu nesse mesmo mês e ligou Telavive a Rabat.

Com a normalização das relações bilaterais, foram assinados vários acordos de cooperação, em particular sobre a isenção de visto para diplomatas, bem como a concretização das ligações aéreas directas. 

Como parte do acordo, os Estados Unidos concordaram em reconhecer a reivindicação de Marrocos sobre a disputada região do Saara Ocidental, antiga colónia espanhola ocupada por Rabat em 1975.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo