A antiga Casa de Reclusão Militar, situada na zona adjacente ao Porto de Luanda, vai mudar de nome para Museu de Luta de Libertação, nos próximos dias.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
Ismael Mateus é o escolhido da terceira edição deste ano da rubrica “Escritor do Mês”, que se realizar hoje, a partir das 18h00, no Instituto Camões, em Luanda.
Escritor e jornalista, Ismael Mateus nasceu em Luanda a 6 de Julho de 1963. É membro fundador do Sindicato de Jornalistas (UJA) e é membro da União dos Escritores Angolanos. Ismael Mateus é jornalista desde 1981. Desde 1985, publica textos de opinião, inicialmente na Rádio Nacional de Angola, sob os títulos "Dia a Dia na Cidade” e "Bué de Bocas” e, depois, na LAC – Luanda Antena Comercial, sob o título "Recados para o meu Chefe”. Posteriormente viria a publicar textos de opinião nos jornais Angolense e Cruzeiro do Sul e no Semanário Angolense.
Publicou em livro pela primeira vez em 1992, lançando a colectânea de textos radiofónicos "Bué de Bocas”, em edição da Edipress; lançou também a obra "Ascensão e Queda, de Bartolas Matias”. Em 2000, foi coordenador da colectânea de textos "Angola a Festa e o Luto”, lançado por ocasião do 25º aniversário da Independência Nacional. Em 2001, pela editora Nzila, publicou o seu primeiro romance com o título "Os tempos de YaKalaya”. Com base nas entrevistas por si conduzidas na LAC por ocasião da morte de Jonas Savimbi, a Editorial Nzila publicou em 2002, o livro "UNITA que Futuro?”. Em 2003, pela mesma editora, publicou o livro "Sobras de Guerra”.
Pela União dos Escritores Angolanos (UEA), Ismael Mateus publicou em 2005 "Experiências do Sentir”, o seu primeiro caderno de poemas, e em 2010, "Laços de Sangue” (romance), uma proposta de reflexão sobre a família, a manutenção do casamento, a infidelidade, a mentira e a prostituição masculina.
Pela Mayamba Editora, publicou "Cinco Dedos de Vida” (Conto) e "O Cidadão Ismael”, volumes I e II (Crónica). Em 2022 publicou três livros em simultâneo "Diário de Amores e Mentiras”, "Vidas de Mafumeira” e "Recados para os meus amigos políticos”, obras onde o escritor apresenta o seu ponto de vista sobre a literatura, a comunicação social, a cultura e outras paixões lançadas e produzidas pela Tamoda Editora e da NH Conteúdos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Um dia antes de comemorar 83 anos, Kituxi a principal referência da música tradicional angolana foi homenageado, este sábado, no projecto Praça do Semba, no município do Cazenga, Luanda, pela trajectória artística.
Kigali vai acolher a primeira edição do Trace Awards & Festival, de 20 a 21 de Outubro, um evento que celebra a criatividade, o dinamismo e a credibilidade da música e da cultura africana, soube o JA Online, através de uma nota.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.