As obras de asfaltagem do troço rodoviário que liga o município do Luau ao Alto-Zambeze, na província do Moxico, vão ter início este ano.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.
O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Cuanza-Sul vai dispor de um programa de subvenção na formação de estudantes dos cursos de doutoramento e mestrado em Educação Pré-escolar, anunciou, sexta-feira, o seu presidente do Conselho de Gestão.
Augusto José Fazenda, que falava durante a cerimónia de abertura do ano académico 2022/23 e o tradicional baptismo dos caloiros, explicou que o processo de subvenção dos referidos cursos de doutoramento e mestrado vão contar com financiamento da União Europeia.
Para materialização do projecto, o presidente do Conselho de Gestão do ISCED/Sumbe realçou que a subvenção das despesas da formação deve passar pelo processo de concurso, seguindo-se a homologação, que precisam de ser adequados aos aspectos técnicos.
O académico considerou que o ISCED/Sumbe, com 22 anos de existência, tem sido vanguarda no capítulo da formação de estudantes, para responder às necessidades do sector da Educação na província e não só, primando pela formação de qualidade.
"O objectivo da instituição vai ser a contínua aposta da formação de docentes com qualificação superior à altura do mercado, por forma a contribuir no desenvolvimento socioeconómico da região e do país em geral”, disse o responsável.
Ao fazer uma contextualização, realçou que o ISCED/Sumbe provêm do ex-Pólo Universitário do Cuanza-Sul, que tinha sido criado em 1999, afecto à Universidade Agostinho Neto. Com o redimensionamento do Ensino Superior no país passou a fazer parte da II região académica, sob a égide da Universidade Katyavala Bwila (UKB), tornando-se autónoma, à luz do Decreto Executivo nº 285/20 de 29 Outubro.
O presidente do Conselho de Gestão do ISCED indicou que a instituição conta, actualmente, com oito cursos de licenciatura (Geografia, História, Matemática, Química, Educação de infância, Ensino Primário, Sociologia, Língua Portuguesa) e três cursos de mestrado (Educação Pré-escolar, Ensino Primário e em Ciências da Educação).
Outras novidades
Entre as novidades para o presente ano académico, Augusto José Fazenda referiu que a instituição implementou mais dois novos cursos de licenciatura, que são de Língua Inglesa e de Física, tendo considerado um marco importante na oferta formativa a olhar pela necessidade do mercado.
Com um registo de 2.170 estudantes matriculados, neste ano académico, nos cursos de licenciatura e 139 no mestrado, o ISCED tem um quadro docente constituído por 12 doutores, 21 mestres e 13 licenciados.
O presidente do Conselho de Gestão avançou que 2.385 licenciados e 118 mestrados já foram lançados para o mercado de trabalho, desde a entrada em funcionamento do ISCED/Sumbe.
Cooperação científica
Augusto José Fazenda salientou que a instituição vai reforçar a cooperação com parceiros e congéneres nacionais e estrangeiras, através da realização de eventos científicos, no âmbito das grandes apostas em carteira.
"Os estudantes são chamados a abraçar o desafio de promover a investigação científica na instituição, com vista a despertar o interesse da classe e ajudar a desenvolverem o pensamento criativo e inovador para encontrar soluções aos problemas que afectam a sociedade”, frisou o presidente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs orçamentos contratuais das obras do Plano de Intervenção Integrado aos Municípios (PIIM), na província do Moxico, precisam de ser revistos, devido ao mau estado das vias de acesso, apelaram, os empreiteiros ao governador local, Ernesto Muangala.
O segundo comandante provincial de Malanje da Polícia Nacional, o subcomissário, Celso Pinda, referiu, esta sexta-feira, a necessidade da permanente formação dos efectivos, treinamento e modernização dos equipamentos para corresponder aos desafios da actualidade.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.