A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
A obra “Questão de Tempo” da autoria de Isabel Balombo Solunga Kaputu, de 90 anos, será lançado domingo, às 15h00, no Memorial Agostinho Neto, com a chancela da Marmoco Criações, Lda.
A obra é um conjunto de poemas escritos desde a época colonial e aos nossos dias. Um deleite sobre o amor e o orgulho à Angola, a sua beleza e grandiosidade entre os filhos de África.
Os poemas revelam igualmente diversas situações difíceis da trajectória da autora, momentos que demonstram a dura vida de quem se destacou nas lutas clandestinas de nacional, bem como a alegria de sonhar no silêncio com liberdade e a esperança no porvir.
A nacionalista Isabel Balombo Solunga Kaputu é natural do Huambo e professora de profissão. Deu o seu contributo de modo enérgico na luta pela libertação de Angola, tendo pertencido a grupos clandestinos nas províncias do Huambo, Luanda, Bié e Cuanza-Sul. Em 1953 contraiu matrimónio com o professor, escritor e nacionalista Alfredo Mariano Kaputu, com quem viveu durante 53 anos. O seu percurso de escrita inicia-se no ano de 1974, coleccionando histórias e trabalhos da etnografia dos povos ovimbundu e mbukusu.
A autora tem vários trabalhos publicados em jornais e revistas da imprensa nacional, tendo merecido o reconhecimento do Ministério da Cultura de Angola, com Diploma de Honra, pelo seu contributo à promoção e divulgação da cultura nacional, em Março de 2016.
Isabel Kaputu fica para a história de Angola, de África e quiçá do mundo como primeira mulher a integrar a galeria das poetisas e a lançar o seu primeiro livro aos 90 anos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.