Economia

Isaac dos Anjos: Enaltecido potencial agrícola da província da Lunda-Norte

Isidoro Samutula | Dundo

Jornalista

O secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos, afirmou, sexta-feira, no Dundo, que a província da Lunda-Norte possui condições favoráveis para ser auto-suficiente na produção agrícola e contribuir para a diversificação da economia e fortalecimento do sector empresarial local.

13/04/2024  Última atualização 08H15
© Fotografia por: Benjamin Cândido |Edições Novembro

Em declarações à imprensa, no fim de uma visita de quatro dias àquela província, Isaac dos Anjos disse ter ficado impressionado com o potencial agrícola ainda por explorar.

O secretário do Presidente da República visitou os municípios do Lóvua, Cuilo, Caungula, Capenda-Camulemba, Lucapa e Cambulo e constatou  as áreas em preparação para o cultivo de café.

Atendendo a estas potencialidades, Isaac dos Anjos disse que a produção do café vai ser prioridade, seguindo-se outras culturas.

Isaac dos Anjos apelou à sociedade a abandonar a teoria de que não há terra para se investir na agricultura. Usou como exemplo o município do Lóvua, onde uma comunidade de mexicanos aposta fortemente na produção de variedade de cultivos. O secretário do Presidente da República considerou a presença daquele grupo uma mais-valia e disse que serão incentivados. Receberão mais 40 mil hectares, integrados no Plano Nacional de Fomento de Produção para a produção de Grãos (PLANAGRÃO), para ampliar a sua área de cultivo.

"Merecem todo o nosso apoio, porque já cá estão com  equipamentos próprios, com o propósito de produzirem para abastecer o mercado interno”́.

Isaac dos Anjos disse que  as reservas de terrenos para o fomento da produção de grãos são boas e apresentam excelentes condições de  serem ocupadas, reafirmando a abertura para todos os interessados em  investir na Lunda-Norte.

Isaac dos Anjos lembrou que a província tem uma extensão territorial de 109 mil quilómetros quadrados e uma grande parte disponível para o desenvolvimento da actividade agrícola.

No município de Capenda-Camulemba, Isaac dos Anjos constatou a inoperância da Estação de Desenvolvimento Agrário, que é um Centro de Treinamento baseado num laboratório para análises de solos. Não funciona desde a sua inauguração, em 2014, por falta de técnicos.

Isaac dos Anjos disse que o país tem muitos jovens com disponibilidade para trabalhar no laboratório e com um treinamento especifico podem aprender a fazer leitura dos resultados.

A necessidade de uma parceria com os centros de referência das províncias do Huambo, Luanda e Capanda, em Malanje, foi apontada como uma das soluções para o reforço da capacidade dos dos jovens.

O Secretário do Presidente da República enalteceu a iniciativa dos criadores de gado, que estão introduzir vários animais a partir da República Democrática do Congo (RDC).

A governadora provincial da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho, manifestou satisfação com a avaliação feita pelo Secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo quanto às potencialidades que  a região  dispõe para o  fomento da  agricultura.

Deolinda Vilarinho garantiu que a província está aberta para receber investidores no ramo da agricultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia