Cultura

Irene A’mosi e Renata Torres vão animar roda de conversa

O tema “Gestão de Carreira para Mulheres” vai levar as artistas Irene A’mosi e Renata Torres a uma roda de conversa no “Especial Caxinde”, no domingo, a partir das 16h30, no Hotel Globo, em Luanda. A iniciativa contará com a moderação de Lua e Delfina Bastos e vai combinar declamação (spoken work) e chá.

24/03/2023  Última atualização 08H50
Irene A’mosi é uma artista angolana multidisciplinar © Fotografia por: DR

De acordo com a nota de imprensa, o "Especial Chá” é  um novo projecto do Slam Lunar, com a duração de um ano, que consiste na realização mensal, de rodas de conversas descontraídas, com direito a pausa para café, em torno da declamação (spoken word), uma arte que a cada dia vem crescendo e se intensificando em Angola.

A primeira edição aconteceu em Fevereiro último e teve como tema a "Arte erótica em Angola”, com Capungo Pungo, realizado na Biblioteca Despadronizada.

A ideia de realização de eventos de spoken word neste formato surgiu da artista Adolfina da Cruz "Lua”, fruto de uma pesquisa que havia feito sobre a pouca realização de eventos culturais de grande dimensão fora de espaços fechados, que tivessem a ver com literatura e performances.

Segundo Lua, as disputas realizadas em Angola eram apenas no âmbito competitivo, por essa razão surgiu a ideia da realização de uma disputa nas ruas sem competições na perspectiva de ser anual.

Ao trazer um conceito inovador de disputas em espaços abertos, um dos objectivos é o de contribuir para a divulgação da arte em causa, bem como facilitar o intercâmbio entre artistas nacionais, internacionais e apreciadores.

Lua enquanto artista ligada a causas sociais viu a responsabilidade de criar esse projecto, o qual acredita que motiva e continuará a motivar os jovens (adolescentes e adultos) a criarem interesse sobre os aspectos ligados à cultura angolana, em particular, e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), de forma geral. Por fim, fazer com que o spoken word seja valorizado em todo território nacional, como um meio de expressão cultural e artística.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura