Economia

IRENA reitera reforço da cooperação com Angola

A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) reiterou, nesta sexta-feira, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o interesse para o reforço da cooperação com Angola, sobretudo na facilitação de financiamentos de projectos no sector das Energias Renováveis.

27/05/2023  Última atualização 08H05
© Fotografia por: DR

Além disso, apela para a utilização de recursos minerais essenciais para a transição energética, a fim de dar suporte à crise energética, constituindo, assim, uma oportunidade de negócio para o país.

Esse comprometimento, para a viabilidade de acções em curso no país, foi assumido pelo director-geral da IRENA, Francesco La Camera, durante um encontro que manteve na manhã de ontem com o embaixador cessante de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo.

Os dois interlocutores avaliaram o nível de cooperação e os assuntos estratégicos, tendo a IRENA solicitado ao diplomata angolano, que agora vai chefiar a representação diplomática de Angola na República da Zâmbia, a transmitir às autoridades afins, a submeter projectos para financiamento através da Plataforma de Financiamento do Acelerador da Transição Energética (ETAF).

A referida plataforma global de financiamento da IRENA visa mobilizar capital para ampliar o financiamento de projectos renováveis em países em desenvolvimento até 2030.

O embaixador Albino Malungo, em fim de missão, deslocou-se à sede da IRENA para se despedir dos responsáveis desta organização internacional sediada em Abu Dhabi e apelar para que o seu sucessor, o novo embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Belarmino Gomes Maiato, nomeado a 7 de Março de 2023, tenha a mesma abertura junto da IRENA.

Angola aderiu à IRENA a 26 de Janeiro de 2009, altura em que os Estados-membros da ONU e as Organizações Regionais Intergovernamentais para a integração Económica, decidiram, numa Conferência Internacional sobre Energia, constituir a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), a fim de promover a cooperação neste domínio e desenvolvimento do uso das tecnologias das energias renováveis.

Além dos Emirados Árabes Unidos (EAU), fazem actualmente parte da área de cobertura da Embaixada da República de Angola em Abu Dhabi o Estado do Kuwait, o Reino do Bahrein, a República Islâmica do Afeganistão (actualmente Emirado Islâmico do Afeganistão), a República Islâmica do Paquistão e a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia