O embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta, disse, esta terça-feira, que apesar de não ter os números exactos, a dívida entre Angola e o país da Península Ibérica não é um problema e é sustentável.
O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou aos jornalistas, esta segunda-feira, que o foco de Angola na participação da feira internacional de Minas, Mining INDABA, em Cape Town, na África do Sul é de “promover os minerais que são necessários para a transição energética”.
O Representante iraquiano na Opep+, Saduon Mohsen, disse que o seu país espera um preço médio do barril de petróleo em 2023 entre 85 e 95 dólares.
Em declarações publicadas, domingo, pela agência noticiosa estatal INA, Mohsen disse estar "optimista" e "confiante" de que a próxima reunião da OPEP+ terá em conta a situação no mercado. Realçou que, no ano em curso, o preço médio do barril se situou nos 97 dólares, "o que é um bom valor", e lembrou que, segundo estimativas dos especialistas, o montante irá variar entre os 85 e os 95 dólares.
Em Outubro, a OPEP+, que integra os 23 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e 10 aliados externos, decidiu reduzir a produção em dois milhões de barris diários, apesar das pressões dos consumidores em sentido contrário para obrigar a baixar os preços. "A próxima reunião da OPEP+, de 03 a 04 de Dezembro, vai estudar a situação actual e tomar decisões equilibradas", garantiu Mohsen.
O responsável iraquiano lembrou que a produção total da OPEP+ é de 43 milhões de barris por dia, em que o Iraque detém uma quota de 11 por cento.
Segundo dados da empresa estatal iraquiana responsável pelas exportações, possui uma das cinco maiores reservas mundiais de petróleo, exportou cerca de 2.991 milhões de barris por dia até Maio, tendo o valor aumentado nos meses seguintes até aos 3.300 milhões de barris/dia em Setembro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNo dia 8 de Fevereiro, Angola e Espanha vão ter um encontro de negócios, no âmbito da visita de Estado do Rei Filipe VI, em Luanda, com a presença dos mais altos dignatários e a representação de empresas e instituições de ambos países.
Os acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.
Os jogadores do Umraniyespor e do Antalyaspor Geraldo e Fredy afirmaram, esta terça-feira, que estão em contacto com os compatriotas, depois do sismo ocorrido na Síria e Turquia, de magnitude 7,8 na escala de Richter, na madrugada de domingo para a segunda-feira.