Opinião

Investimento egípcio

As relações entre Angola e o Egipto datam dos anos 60, com o apoio do país árabe à luta de libertação nacional.

08/06/2023  Última atualização 06H10
A cooperação político-diplomática foi, entretanto, formalizada em 1976, com a abertura da Embaixada de Angola naquele país do Norte de África.

Desde então, as relações sempre foram caracterizadas de excelentes, sobretudo quando analisadas do ponto de vista da concertação nos assuntos de âmbito bilateral e multilateral.

Até ontem, Angola e o Egipto tinham assinados acordos em matérias de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, memorandos de entendimento para o Estabelecimento de Mecanismo de Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e a congénere egípcia, o Acordo sobre o Estabelecimento da Comissão Bilateral entre os dois Governos e um segundo entre a Academia Diplomática "Venâncio de Moura” e a congénere do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto.

Ontem, Angola e Egipto deram uma nova dinâmica às relações bilaterais, com a assinatura de dois instrumentos jurídicos, no âmbito da visita do Chefe de Estado egípcio a Luanda. Trata-se do Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Matéria de Segurança e Ordem Pública e do Memorando de Entendimento entre os Ministérios angolano da Energia e Águas e dos Recursos Hídricos e Irrigação do Egipto, para Assistência Técnica sobre Águas Subterrâneas.

Entre os dois instrumentos, o destaque vai para o primeiro que se enquadra no objectivo de melhoria da prestação dos serviços de quase todas as áreas do Ministério do Interior, nomeadamente a Polícia Nacional, Investigação Criminal, laboratórios forenses, Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Migração e Estrangeiros, bem como o Penitenciário.

Durante as conversações entre as delegações dos dois países, que culminaram na assinatura daqueles instrumentos, foram identificadas outras áreas de interesse comum, nomeadamente Agro-pecuária, Turismo, Indústria farmacêutica, Defesa, Tecnologias de Informação e Cibersegurança, entre outras.

De resto, durante a sua intervenção, Abdel Fattah El-Sisi, o primeiro Presidente egípcio a visitar Angola, defendeu o incremento da cooperação bilateral nos mais variados sectores, salientando que o volume das trocas comerciais não reflectem as "excelentes relações de amizade” entre os dois povos e Governos.

Além das áreas identificadas pelos dois países, o Presidente João Lourenço assegurou haver em Angola espaço para as empresas internacionais egípcias do ramo de construção civil, sem contar com outras a operarem no mercado angolano.

Com estas palavras do Titular do Poder Executivo, está feito o convite para os empresários egípcios investirem nas áreas identificadas como sendo de interesse comum.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião