A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A petrolífera italiana Eni e o Ministério da Saúde assinaram, esta segunda-feira, um memorando de entendimento para a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia, para atender perto de 250 pacientes ao ano e re-forçar os serviços de hospital especializado
O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto Oliveira, enalteceu, esta segunda-feira, em Luanda, o interesse do empresariado em continuar a buscar os melhores alunos inovadores.
Ao discursar na abertura da 13ª edição da Feira de Tecnologias e Inovação do Instituto de Telecomunicações (ITEL), o secretário de Estado referiu que a exposição demonstra a potencialidade académica, com produtos que vão melhorar os serviços sociais. "Vimos projectos bastante inovadores, idealizados por uma classe de jovens que demonstra orgulho nacional”, sublinhou.
Acrescentou que a feira já faz parte dos projectos das telecomunicações, que apresentam uma juventude talentosa e permitem a aproximação com o empresariado nacional, que busca produtos e serviços de qualidade. Informou que o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS) está a trabalhar com o da Educação no sentido de motivar os jovens a investirem mais em iniciativas inovadoras e competentes.
Para o secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, que também interveio na cerimónia, o Ministério da Educação tem o ITEL como referência a nível da tecnologia e inovação, não só pelo nível de exigência mas pela disponibilidade que o mundo empresarial tem em enquadrar os melhores alunos.
Realçou que o instituto tem sido uma escola que responde a nível nacional às expectativas dos técnicos quanto à mão-de-obra qualificada, com um domínio das tecnologias com referências. "Vimos aqui boas iniciativas que vão ajudar a encontrar soluções tecnológicas para problemas ligados à agricultura, software para gestão de produção agrícola ou do tráfego rodoviário, assim como o melhoramento do contexto nas aulas”.
Acrescentou que o Ministério da Educação está a trabalhar na criação de condições que mostram as iniciativas dos estudantes, de forma a passar os seus projectos do processo de formulação de propostas para uma média ou grande produção industrial, bem como o seu financiamento.
Gildo Matias lembrou que o ITEL inaugurou recentemente um túnel de desinfestação, numa demonstração que a mesma é parte da resposta dos problemas que afectam a sociedade. "O ITEL foi uma das escolas que em tempo útil deu resposta à falta de materiais de biossegurança, aquando no início da pandemia da Covid-19”, sublinhou.
O secretário de Estado informou que o Ministério da Educação está a trabalhar com os alunos do ITEL e com a direcção no sentido de garantir o lançamento da escola virtual angolana, um produto que está a ser construído com técnicos da referida escola, que tem ocupado um lugar muito importante na oferta formativa.
O director do ITEL, Cláudio Gonçalves, esclareceu que a feira visa aproximar a comunidade estudantil ao sector empresarial. Informou que, a cada ano, os estudantes apresentam, no final dos cursos, projectos inovadores que trazem soluções sustentáveis diante da sociedade.
Um dos projectos que muito chamou a atenção foi a criação de um "detector de malária não invasivo”, que permite fazer os testes a pacientes sem necessidade de colecta de sangue nas veias. O mesmo já foi testado numa unidade hospitalar de Luanda, com mais de 100 amostras, com resultados satisfatórios.
Segundo o director, os projectos apenas precisam de passar para uma fase de maturação, analisando a viabilidade comercial.
Até o ano passado, salientou, não havia nenhum suporte que garantisse o acompanhamento dos projectos, mas tudo mudou com a inauguração da Incubadora Digital.ao, que serve de suporte e acompanhamento dos projectos com viabilidade para serem lançados no mercado.
A Feira de Tecnologia e Inovação alberga, até amanhã, 80 expositores, a maioria dos quais estudantes do ITEL.
O ITEL lecciona os cursos de Electrónica e Telecomunicações, Informática e Sistemas Multimédia, com 1.060 alunos.
Mauro Manuel, de 14 anos, um dos expositores, trocou as brincadeiras apropriadas à sua idade pela invenção. Mauro criou uma "Rádio de Bidon”, com apenas uma placa capaz de sintonizar todas as estações e toca via Bluetooth.
Contou ao Jornal de Angola que, com apenas cinco anos, andava pelas ruas de Luanda à procura de material electrónico para adaptar. Foi nesta senda que, ao deparar-se com o seu potencial, o pai do menino pediu ajuda a um amigo electrotécnico, com a finalidade de aperfeiçoar o filho, que trabalhou como ajudante durante três anos na sua oficina. Hoje Mauro monta antenas parabólicas e adapta vários aparelhos com novas dinâmicas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 pessoas morreu e 309 ficou ferido em consequência de 279 acidentes de viação ocorridos no país ,entre 16 a 22 deste mês, informou o chefe de secção de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Victor.
Os traços históricos, linguísticos e rituais festivos dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, exibidos na 7ª edição da Feira Antropológica, no Complexo Escolar São Domingos, distrito Urbano do Rangel, em Luanda.
O mercado da comuna da Funda, no município de Cacuaco, em Luanda, está pronto para receber novos vendedores, graças aos trabalhos de ampliação e melhoria das condições das suas estruturas físicas efectuados recentemente pelas autoridades locais, com vista a atrair mais vendedores que até ao momento efectuam as vendas nas ruas.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.