O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
O MPLA e a Internacional Socialista (IS) manifestaram, domingo, em Madrid, Espanha, interesse de aprofundar a colaboração, tendo sido abordados outros aspectos de cooperação e projectos ligados ao desenvolvimento sustentável.
A vice-presidente do MPLA informou, depois do encontro de cortesia, com o actual presidente da Internacional Socialista, Pedro Sanchez, que o novo líder da IS assegurou que neste mandato Angola passará a sua experiência para os outros países, no sentido de dirimir os conflitos e partir para os projectos ligados ao desenvolvimento sustentável.
"Precisamos usar as riquezas do continente africano em benefício dos africanos”, referiu Luísa Damião, enquanto o presidente da IS agradeceu o apoio do MPLA na sua candidatura pela liderança da organização e reafirmou que Angola e Espanha partilham boas relações.
"As duas instituições estão unidos pelos mesmos propósitos, são amantes da paz e da estabilidade política, numa altura em que a Europa e a África estão a enfrentar em certas partes vários conflitos”, sublinhou Pedro Sanchez.
O encontro entre as duas entidades decorreu à margem do 26º Congresso da Internacional Socialista, que teve lugar em Espanha, de 25 a 27 do corrente mês, onde foram eleitos para o cargo de presidente da IS, o espanhol Pedro Sanchez, e para o cargo de Secretária-Geral, a ghanense Benedita Lance, e o angolano Manuel Augusto, para um dos vice-presidentes regionais para África.
À saída do encontro, Luísa Damião disse que o presidente da IS e também chefe do Governo espanhol, Pedro Sanchez, endereçou um convite ao Presidente João Lourenço, no sentido de visitar o Reino de Espanha para abordar questões de interesse comum.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
A carteira de projectos inserida na primeira fase do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) deve ascender às 2665 infra-estruturas concluídas até ao primeiro semestre de 2024, afirmou, em Luanda, Márcio Daniel, coordenador do Grupo Técnico de Apoio ao Programa de Investimento Público.
A chefe da diplomacia belga, que se encontra a trabalhar no país, revelou o interesse à imprensa, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.