Desporto

Interclube e Petro em dia de “dérbie”

Armindo Pereira

Jornalista

A dupla jornada deste final de semana encerra hoje, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, com o desafio de cartaz entre o Interclube e o Petro de Luanda, pontuável para a 22ª ronda da fase regular do Unitel Basket, campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.

14/01/2023  Última atualização 08H30
Polícias e petrolíferos animam o principal jogo da dupla jornada deste final de semana © Fotografia por: agostinho Narciso | Edições Novembro
Com uma invencibilidade de 61 jogos, cabe ao conjunto afecto à Polícia Nacional quebrar o ciclo vitorioso dos tricolores. O foco principal de José Neto e companhia é revalidar o título e garantir a quarta presença consecutiva no Basketball Africa League (BAL).

O técnico adjunto do Interclube, Hélder Domingo,  "Zé Dião” garante que o grupo trabalhou de forma coesa para o desafio de hoje, sobretudo, depois dos dois jogos realizados esta semana.  O condicionamento físico está acautelado para se evitar desgaste além do tempo regulamentar.

"Preparámo-nos de forma a fazer um bom jogo. Vamos esperar até ao final do quarto período, se seremos capazes de colocar em prática tudo aquilo que trabalhámos. Se perdermos o jogo, que seja de forma digna e com a menor margem possível. A ideia primordial é vencer”, referiu.

Dada à qualidade dos principais executantes do adversário, Zé Dião diz que o Interclube terá atenção ao aspecto defensivo.

Questionado sobre a invencibilidade da equipa do Eixo Viário, o treinador fez saber que "não existem equipas invencíveis”. O favoritismo teórico recai para os campeões nacionais, invictos na 45ª edição do "nacional”.

Resta saber se os polícias terão argumentos tácticos para travar o base Childe Dundão, o principal esteio do Petro de Luanda.    

O timoneiro principal dos campeões nacionais sublinhou que em partidas com envolvência de dois candidatos ao título, independentemente da classificação, a palavra de ordem é manter a invencibilidade.

"Temos de estar focados e estudar bem os pontos fortes do Interclube, explorar os nossos pontos fortes de modo a garantir a vitória no reduto do adversário. Acima de tudo, queremos vencer este jogo diante de um candidato directo, apesar de que uma prova como essa o título é decidido apenas na fase do play-off”, analisou José Neto. 

A jornada começa às 15h00, no Pavilhão Acácias Rubras, com os Amigos de Benguela a receberem o 1º de Agosto. Com maior ou menor dificuldade, os militares garantem os dois pontos na perseguição ao líder ou reassumir a liderança se houver um deslize do campeã no reduto dos polícias.    

À mesma hora, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito recebe o Petro-B no pavilhão do clube anfitrião na cidade dos flamingos.

Antes, às 15h00, Akiras Academy defronta 1º de Agosto e Vila Clotilde joga com Desportivo Kwanza (15h00). O Atlético Sport Aviação (ASA) folga por imperativo de calendário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto