O português Alexandre Ribeiro, 43 anos de idade, é o novo treinador do Sagrada Esperança em substituição do angolano Roque Sapiri, foi contratado para uma época e outra de opção, em função dos resultados que a direcção do clube liderado por José Muacabalo Tomás almeja.
Os Palancas Negras cumprem, hoje, uma sessão de treino para recuperar a condição física, na cidade de Durban, antes do jogo de amanhã, às 16h00, diante dos Celacantos das Ilhas Comores, no Estádio Rei Zwelithini, em Umlazi (um subúrbio desta localidade sul-africana) para a primeira jornada do Grupo A da Taça Cosafa.
Pela oitava vez consecutiva as equipas seniores masculinas do Interclube e do 1º de Agosto vão decidir um campeonato nacional de seniores masculinos. O trampolim para chegarem à final foram as vitórias dos agostinos, 37-26, sobre o Interclube “B” e do Interclube sobre o Sporting de Cabinda,36-16, nas meias-finais disputadas ontem. A final disputa-se a partir de amanhã em regime de Play of, a melhor de três partidas.
Desde que em 2014 o Petro venceu o 1º de Agosto, as decisões tornaram-se exclusividade das equipas orientadas por Filipe Cruz e José Pereira "Kidó”. São os "barões da final”. Ao longo destes anos Filipe Cruz levou a melhor, mas os últimos anos têm sido de primazia para Kidó que vai a jogo em busca do tricampeonato.
Os agostinos chegam a esta final com relativa fragilidade. Perderam o central, Manuel Nascimento, para o rival e ainda viram a equipa campeã reforçar-se com um "grandalhão", internacional camaronês, Nelvis Tohmuloh e outro internacional congolês, Issassi Grace.
Um é contraste do outro. Grace é franzino e tecnicista, ao passo que Nelvis traz ao Interclube o jogo físico, característica do andebol camaronês. A estas contratações Filipe Cruz responde com a integração de algumas unidades da extinta equipa da Marinha. Os dados desfavoráveis ao seu plantel, Filipe Cruz compensa com a maior experiência, em finais. Desde 2007 que comanda a equipa só esteve ausente de uma final, em 2014, quando o Kabuscorp e o Petro de Luanda decidiram a prova.
O calendário do campeonato reserva para hoje, o aliciante confronto entre Interclube "B” e Sporting de Cabinda. As duas equipas, derrotadas ontem nas meias-finais, batem-se pelo terceiro lugar. Depois da surpreendente vitória sobre a Banca, nos quartos de final, fica difícil adivinhar até onde podem ir os cabindenses. Ainda assim o favoritismo é para os polícias que detêm o bronze.
Antes realizam-se os jogos das classificativas ao 5º lugar, entre a Banca e o Nacional de Benguela e do 7º lugar, entre o Mora Sport do Virei e o Desportivo de Chicapa. Nos jogos de ontem o Nacional de Benguela e o Mora do Virei empataram a 24 golos, enquanto a Banca venceu o Desportivo de Chicapa por 37-31.
Ivo Matias, do Nacional de Benguela é o jogador que mais marca no campeonato. À entrada das meias-finais acumulava 32 golos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Selecção Nacional ocupou a sexta posição da tabela classificativa, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, ao perder , este domingo, 21-23, diante da Dinamarca, em partida disputada, no Arena Zlatorog Celje, Eslovénia.
Os Palancas Negras embarcam, este domingo, às 17h00, para a cidade sul-africana de Durban, onde iniciam a competir, terça-feira, no Grupo A da 21ª edição da Taça COSAFA, com os Celacantos das Ilhas Comores, Zebras do Botswana e Piratas das Ilhas Seychelles.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
A Selecção Nacional ocupou a sexta posição da tabela classificativa, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, ao perder , este domingo, 21-23, diante da Dinamarca, em partida disputada, no Arena Zlatorog Celje, Eslovénia.
Em Lusaka, Zâmbia, na década de 60, quando se registava uma acentuada dinâmica de conjugações de esforços políticos virados para as independências das então colónias portuguesas, a chegada de Agostinho Neto alterou a correlação de forças e teve um grande impacto na esfera de influência, por conta da dimensão da sua figura, que estava equipada com ferramentas políticas sofisticadas, desde já o seu pensamento profundo que não era tribal nem racista, suplantando a presença de outros políticos como Savimbi, que se apoiava mais em laços tribais da região dos Ovambo, com afinidades na Namíbia, tentando conseguir a simpatia da SWAPO, mas tal propósito não vingou devido à figura de Neto.
A maioria dos 12. 993 pacientes toxicodependentes está a receber tratamento no Centro de Reabilitação do Bengo, que, de acordo com secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, “o único centro existente no país”. Este trabalho é desenvolvido pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Luta Anti Droga (INALUD) e Organizações Não-Governamentais.
A transportadora aérea angolana - TAAG, reforçou, este sábado, a rota regional essencial, com destaque para as destinadas às províncias, com a sexta encomenda da aeronave do modelo Dash 8-Q400, produzidas por um consórcio do Canadá.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, prestou uma informação detalhada sobre o processo eleitoral angolano aos homólogos dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), acreditados em Addis Abeba.