Desporto

Inter e Petro capitalizam atenções do dérbi luandense

Marcial Batunina

Jornalista

Interclube e Petro de Luanda defrontam-se hoje, às 15h30, no Estádio 22 de Junho, em desafio de destaque e de abertura da 24.ª jornada do Girabola, Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão.

04/05/2024  Última atualização 10H45
Separados por 23 pontos, campeões são favoritos ao triunfo na deslocação ao 22 de Junho © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Os dois conjuntos estão separados por 23 pontos na tabela classificativa. Os petrolíferos ocupam o segundo posto, com 47 pontos, ao passo que os polícias estão na nona, com 24, vêm de um desaire em casa do Sagrada Esperança e querem afastar os "espíritos” da derrota e atrair os ventos do triunfo.

A partida reserva um prognóstico favorável à equipa do Eixo Viário, face ao número de vezes que subalternizou o adversário, ademais, o Petro possui um plantel com mais valores individuais e colectivos.

O ataque e a defesa petrolífera são de longe superiores ao conjunto do Rocha Pinto, que soma números excelentes se comparado com o que Bodunha e rapaziada têm vindo a produzir.

Em 20 jogos, o Petro somou 14 vitórias, cinco empates e uma derrota ante o Sagrada Esperança. O sector mais adiantado do Catetão apontou 44 golos e a defesa apenas foi violada por oito ocasiões, o que dá um saldo positivo à equipa de Alexandre Santos de 36 golos.

O Inter, agora com alguma génese de Bodunha, procura um lugar na sombra da bananeira, depois de sucessivas derrotas no arranque da prova, que culminaram com o afastamento do técnico luso, Luís Gonçalves, e a entrada do treinador angolano, Mateus Agostinho Bodunha.

Com a situação da permanência por resolver, a direcção do emblema do Rocha Pinto, depositou votos de confiança a Bodunha, que tem de provar o seu potencial frente à ex-equipa.

O jogo de hoje vai registar vários encontros entre atletas e treinadores. O actual técnico do Interclube testa a antiga equipa, onde, brilhou como jogador e por um tempo assumiu as funções de treinador. Outras figuras vão reencontrar o antigo "patrão”, como são os casos de Além, médio que agora corre com as cores da polícia e Mindinho. Do lado inverso, o lateral-esquerdo Tô Carneiro vai defrontar os ex-companheiros do Inter, de igual modo, Jaredi vai actuar contra a formação que o lançou à ribalta. Cada um vai procurar dar o melhor de si para assegurar os três pontos.

Nos últimos cinco encontros que o Petro  venceu três, empatou um e perdeu outro.

Os polícias têm tentado construir um percurso vitorioso, no entanto, alguns "acidentes de percurso" atrapalham as acções de Bodunha e sua rapaziada. O Interclube somou duas vitórias, mesmo número de derrotas e um empate pelo meio.

As duas equipas medem forças pela 24.ª vez na história do Girabola. O último jogo terminou com vitória tricolor por 2-0. O Petro de Luanda leva uma clara vantagem sobre o opositor, 14 são as vezes que festejaram diante dos polícias, ao passo que a equipa treinada por Bodunha soma quatro triunfos e cinco empates.

Outros jogos

Mais três partidas abrem hoje a ronda 24, do Girabola 2023/2024, o Recreativo do Libolo defronta o Desportivo da Lunda-Sul, às 15h00, no Estádio de Calulo. Sporting de Cabinda e Sagrada Esperança jogam à mesma hora, no Estádio do Tafe. A partir das 16h00, o Kabuscorp do Palanca recebe nos Coqueiros, o São Salvador do Kongo.

O duelo entre Bravos do Maquis e Académica de Lobito, que estava agendado para este sábado, foi adiado por dificuldades de transporte dos lobitangas. Desportivo da Huíla e Santa Rita jogam amanhã, a partir das 15h30. No mesmo dia, às 16h00, o Wiliete recebe no Estádio de Ombaka, o 1.º de Agosto.

Topo da tabela

A luta no cume da montanha agita as emoções dos aficionados, sendo que cada um aposta na respectiva equipa. A liderança está a cargo do Sagrada Esperança, com 49 pontos, secundado pelo Petro de Luanda, com menos dois. O Desportivo da Lunda-Sul está no terceiro posto a morder os calcanhares dos tricolores.

O Kabuscorp na quarta posição está sem grandes hipóteses de incomodar os da "polposotion”. A formação da rua F do Palanca está há 13 pontos do líder, e resta lutar para preservar o lugar de acesso à Taça das Confederações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto