A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
O antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
O Serviço de Inteligência e de Segurança Militar promoveu, sexta-feira, no Huambo, uma palestra, subordinada ao tema “Como sair da pobreza”, dirigida a universitários, para motivá-los a investir mais no conhecimento e buscar elementos que levem a combater o fenómeno.
O representante do Serviço de Inteligência e de Segurança Militar, brigadeiro Francisco Ramos da Cruz, considerou o tema transversal à realidade angolana, tendo afirmado que a pobreza gera pobreza e o investimento gera riqueza.
"Para tal, era necessário trazer este tema em debate, e se perceber e encontrar algumas soluções em pleno espaço académico, considerado lugar ideal para se discutir,” frisou Francisco Ramos da Cruz.
O professor e sociólogo Luís Capucha, que dissertou o tema "Como sair da pobreza”, disse que o problema preocupa, por causa dos índices elevados em todo o mundo, que indicam que há menos pessoas com disponibilidade para elevar o contributo qualificativo para um determinado país.
O académico disse que os programas de combate à pobreza têm trazido bons resultados e implicam que se mobilizem políticas integrais e multidimensionais ao fenómeno, e para tal, é preciso trabalhar com as pessoas e tratar alguns problemas de necessidades básicas, para que a sociedade se desenvolva e a economia cresça, o que promove mais emprego e melhora a qualidade de vida.
"A solução deste problema depende das intenções e políticas de favorecer iniciativas na lógica da economia circular, porque geram serviços, que se tire proveito dos recursos que existem e responder às necessidades e que as pessoas sintam tais políticas que geram, simultaneamente, satisfação das necessidades, bem como a riqueza, emprego e educação”, disse.
Luís Capucha, que é director do Departamento de Ciências Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa, defendeu que a pobreza é um fenómeno social que pode ser combatido com práticas certas, paciência e persistência, o que não se resolve de um dia para o outro, nem se alcança com um golpe mágico.
Disse que a pobreza pode ser absoluta, onde se considera pobre o indivíduo ou famílias com recursos tão escassos que não permitem assegurar a sua subsistência e prover as suas necessidades básicas como alimentação, água, segurança e saúde.
"A fome relativa tem a ver com as famílias, cujos recursos não lhes permitem viver segundo os padrões normais da sua sociedade, e a pobreza subjectiva se instala na cabeça das pessoas que se consideram elas mesmas pobres.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, apelou ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), na inauguração da Sede de Cabinda, para que se preste atenção especial aos crimes cibernéticos praticados na província.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.