Política

Inteligência artificial discutida em Brasília

O director do centro de informática da Assembleia Nacional (AN), Neemias Muachendo, participa desde quarta-feira, em Brasília, Brasil, no 1º encontro mundial sobre boas práticas para a implementação da Inteligência Artificial (IA) nos parlamentos.

11/04/2024  Última atualização 08H30
Brasil e Angola © Fotografia por: DR
No evento organizado pela União Interparlamentar (IUP), através do Centro de Inovação nos Parlamentos-CIP em colaboração com a Câmara dos Deputados do Brasil, que termina hoje, estão a ser abordados temas sobre o uso da IA discriminativa e generativa nos parlamentos, casos de estudo dos parlamentos Brasileiro, Europeu, Italiano, Norueguês, estratégias de inovação para os 180 parlamentos da UIP, criação de Laboratórios de Inteligência Artificial, boas práticas e processos para garantir princípios éticos no desenvolvimento de sistemas baseados em dispositivos electrónicos para os parlamentos.

Para além de Angola, estão igualmente no encontro os directores e técnicos de informática dos Parlamentos da África do Sul, Brasil (Câmara dos Deputados e Senado), Canadá, Chile, Espanha, Itália, Quénia, Países Baixos, Noruega, Reino Unido, Trindade e Tobago, Parlamento Europeu e Pan-Africano.

Criaram no certame grupos de trabalho para a elaboração de um guia mundial de boas práticas para a implementação de sistemas de inteligência artificial nos parlamentos. O mesmo, deverá ser lançado em Novembro de 2024, na conferência mundial do e-parlamento – Parlamento Electrónico.

Os directores esperam que os parlamentos possam usufruir dos sistemas baseados em inteligência artificial, melhorando a troca de informação entre o governo e o parlamento, eficácia na transcrição de documentos, pesquisa dos arquivos digitais e garantir maior inclusão do cidadão no processo legislativo e interacção com os deputados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política