Cultura

Integrantes do Tunjila Tuajokota recebem apoios para a gravação de mais um disco

O Grupo Tunjila Tuajokota recebeu, sábado, em Luanda, a garantia do DJ Manya, o apoio para a produção do novo disco, a partir da próxima quarta-feira, a fim de suprir algumas necessidades devido à falta de condições financeiras.

28/07/2024  Última atualização 08H27
Elementos do grupo animaram o programa “Sons da Banda” © Fotografia por: VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Uma iniciativa da Xicote Produções e apoio da Galaria do Semba, a confirmação foi dada durante a transmissão em directo do programa radiofónico "Sons da Banda” da Rádio Luanda, no âmbido das celebrações de mais um aniversário do nacionalista Nelito Soares, que aconteceu junto à cadeia de São Paulo, no Rangel.

Tidos como "embaixadores da música folclórica de Malanje”, o grupo musical Tunjila Tuajokota, que em português significa "Pássaros Queimados”, vai poder ver um sonho adiado a ser, brevemente, concretizado. Segundo DJ Manya, a intenção é continuar a ajudar grupos históricos e com representatividade a manter o trabalho de divulgação e preservação das raízes culturais angolanas.

Apesar da falta de apoio ter condicionado a produção do novo disco, os temas dos disco têm estado a ser produzidos nos últimos cinco anos, segundo o guitarrista e compositor Zango Damassa. "Estamos a preparar um novo disco já há alguns anos, mas a falta de patrocínio esteve sempre na base do incumprimento da finalização do CD”.

Actualmente, com mais de duas décadas de existência, o conjunto tem como integrantes Kanjila (vocalista), Zango Damassa (guitarrista e criador das composições), Kandomba Ximbica (corista e porta-voz do grupo), Bernardo (percussionista) e Puto Laranjinha (dicanza).

O grupo fundado em 1999, na vila de Dala Kixinge, no município de Cahombo, província de Malanje, tem-se dedicado, desde muito cedo, a difundir os ritmos da sua província através dos cantos e danças produzidos por instrumentos musicais tradicionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura