Cultura

Integração social do artista em debate

Analtino Santos

Jornalista

Laurino Vieira, David Mendes e Inocêncio de Oliveira são os prelectores convidados pela União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), para dissertarem amanhã, a partir das 10h00, no anfiteatro do Centro de Formação de Jornalistas (Cejofor), em Luanda, no seminário sobre “a cultura como factor de integração social”.

16/11/2022  Última atualização 14H45
Seminário sobre “a cultura como factor de integração social”. © Fotografia por: Arquivo

Diogo Sebastião "Kintino”, membro da comissão directiva da UNAC-SA e porta-voz da actividade, disse em exclusivo, ao Jornal de Angola, que o  seminário está enquadrado  nas comemorações do 47º aniversário da Independência Nacional. "O seminário vem no seguimento das várias actividades que temos vindo a realizar, a nível nacional com destaque para debates e eventos culturais, no sentido de aproximar a classe”.

Ao falar dos temas em debate, Kintino revelou que o primeiro painel, no caso o central e que dá nome ao seminário que a UNAC-SA organiza, tem a ver com o pensamento da organização, uma vez que  a cultura é um factor de integração social. "É um tema que está na ribalta da nossa classe e vai ao encontro com o que temos vivido e não podemos deixar de trazer de uma forma reflexiva para que  possamos compreender alguns factores sociais da nossa actividade, que é liberal e muitas das vezes existe a dificuldade de os artistas estarem integrados socialmente. Então a comissão directiva da UNAC-SA decidiu chamar para a abordar este tema o sociólogo Laurindo Vieira, que terá como moderador o historiador Domingos Lopes”.

O segundo painel tem como tema "As artes cénicas na socialização do cidadão”, cujo prelector será  o conhecido jurista David Mendes, homem com um histórico nas artes e no teatro, como dramaturgo e actor, assim como escritor, que apresentará uma comunicação, sob moderação do actor e jurista Francisco Caculo.

Para finalizar, a dança será o destaque do terceiro painel, num dissertação do antropólogo, coreógrafo e professor de dança Inocêncio de Oliveira que vai abordar sobre a "Internacionalização das danças angolanas”, cuja moderação estará a cargo de Manuel Vieira Dias "Maneco”, presidente da Associação de Dança de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura