As províncias do Cuando Cubango e do Moxico são as regiões onde a desflorestação é mais crítica, em todo o país, devido à exploração excessiva de madeira revelou, esta quarta-feira, o Instituto para Cidadania Mosaiko, em Menongue.
O chefe dos Serviços de Veterinária no Cunene, Cláudio Simão, disse, em Ondjiva, que, por insuficiência de doses de vacinas, a campanha de vacinação animal está a ser realizada apenas naquels áreas consideradas endémicas, para evitar a propagação de doenças.
O responsável deu a con-hecer que, para a presente campanha de vacinação bovina, a província recebeu 59 mil doses de PPCB, 42.700 de carbúnculo sintomático, 12.700 de carbúnculo hemático e 30.200 de febre aftosa. De acordo com o gestor, que falava quarta-feira na cidade de Ondjiva, este número é insuficiente para cobrir os seis municípios da província, uma vez que os dados apontam para mais de um milhão de cabeças de gado bovino.
O médico veterinário afirmou que a campanha teve início em finais de Abril e prevê imunizar mais de 900 mil bovinos, nem dois meses, com o asseguramento de 120 técnicos.
O chefe dos Serviços de Veterinária disse que já foram vacinados 90.179 bovinos contra acperipneumonia contagiosa, carbúnculo sintomático, hemático e dermatite. Adiantou que as metas estão muito abaixo do previsto, devido à rotura de stocks e de falta de meios logísticos.
O responsável garantiu que, tão logo haja disponibilidade de vacinas na província, a campanha no Cunene vai ser abrangente e chegar a todas as localidades.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO melhor acesso aos serviços de educação, saúde, energia e água foram algumas das principais recomendações apresentadas pela população da província do Cuando Cubango, hoje, no Fórum de Recolha de Contribuições para a Elaboração do Orçamento Participativo.
O turismo é um importante segmento com indicadores para a diversificação da economia, no Lobito, porque promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda, afirmou, esta quarta-feira, o economista Stover Ezequias.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.