Regiões

Insuficiência de doses condiciona a cobertura da campanha de vacinação

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

O chefe dos Serviços de Veterinária no Cunene, Cláudio Simão, disse, em Ondjiva, que, por insuficiência de doses de vacinas, a campanha de vacinação animal está a ser realizada apenas naquels áreas consideradas endémicas, para evitar a propagação de doenças.

28/05/2023  Última atualização 07H08
Campanha de vacinação animal © Fotografia por: Arquivo

O responsável deu a con-hecer que, para a presente campanha de vacinação bovina,  a província recebeu 59 mil doses de PPCB, 42.700 de carbúnculo sintomático, 12.700 de carbúnculo hemático e 30.200 de febre aftosa. De acordo com o gestor, que falava quarta-feira na cidade de Ondjiva,  este número é insuficiente para cobrir os seis municípios da província, uma vez que os dados apontam para mais de um milhão de cabeças de gado bovino.

O médico veterinário afirmou que a campanha teve  início em finais de Abril e prevê imunizar mais de 900 mil bovinos, nem dois meses, com o asseguramento de 120 técnicos.

O chefe dos Serviços de  Veterinária disse que  já foram vacinados 90.179 bovinos contra acperipneumonia contagiosa, carbúnculo sintomático, hemático e dermatite.  Adiantou que as metas estão muito abaixo do previsto, devido à   rotura de stocks e de falta de meios logísticos.

O responsável garantiu que, tão logo haja disponibilidade de vacinas na província, a campanha  no Cunene  vai ser abrangente e chegar a todas as localidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões