O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
O Instituto Superior Técnico Militar já formou 1.261 especialistas em Engenharia, Enfermagem e Medicina, dos quais 25 por cento mulheres, informou o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas, general Egídio de Sousa Santos “Disciplina”.
Falando quarta-feira na cerimónia de entrega de diplomas aos cadetes que concluíram o ensino superior militar, disse que desde a criação em 2008 até à presente data a instituição já formou 945 engenheiros, 280 médicos e 36 enfermeiros.
De acordo ainda com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas, deste indicador, 56 são especialistas de países amigos, nomeadamente, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
No tocante ao género feminino, explicou que já foram formados 25 por cento do actual indicador, o que constitui um orgulho por satisfazer em grande medida as metas estabelecidas pelas organizações regionais e internacionais sobre a igualdade de género na base da meritocracia.
Sublinhou, igualmente, que o momento é de grande satisfação para todos os intervenientes directos e indirectos no processo de formação dos novos efectivos das Forças Armadas Angolanas desde a direcção geral, docentes, discentes, pessoal de apoio, ao prevalecer a entrega e espírito de superação.
O chefe do Estado Maior das FAA acredita que, com a injecção destes novos quadros superiores formados em Medicina, Engenharia e Enfermagem, o país dará passos firmes e seguros no reforço das capacidades técnicas indispensáveis à progressiva modernização e profissionalização das Forças Armadas Angolanas, de modo a torná-las capazes de cumprir a sua importante missão em qualquer teatro de operações militares.
Alertou os efectivos a não baixarem a guarda em relação à pandemia da Covid-19, que assolou todos os países do mundo desde os finais de 2019, dado o sinal que ainda se verifica numa dimensão relativamente reduzida.
Por outro lado, precisou que as Forças Armadas Angolanas são uma instituição, onde se promovem e se praticam valores sublimes como patriotismo, total dedicação no cumprimento dos deveres militares, sem olhar a sacrifícios.
Acrescentou que é por esta razão que a sociedade espera de cada formando uma atitude cívica nos quartéis e na via pública. Exortou os efectivos a usarem as plataformas digitais enquanto ferramentas de comunicação, interacção e investigação científica com muita responsabilidade dado o conjunto de princípios e normas da disciplina militar.
Disse que os licenciados em Engenharia e Medicina, ministrados no Instituto Superior Técnico Militar, sempre deram provas da sua competência técnico-profissional nas unidades, estabelecimentos e outros órgãos, onde são enquadrados.
Mostrou-se confiante que os recém-formados vão transmitir, igualmente, garantias de que o investimento realizado terá retorno positivo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
A carteira de projectos inserida na primeira fase do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) deve ascender às 2665 infra-estruturas concluídas até ao primeiro semestre de 2024, afirmou, em Luanda, Márcio Daniel, coordenador do Grupo Técnico de Apoio ao Programa de Investimento Público.
A chefe da diplomacia belga, que se encontra a trabalhar no país, revelou o interesse à imprensa, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.