O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O ministro da Energia e Águas secundou, esta segunda-feira, no Soyo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a anunciar fundos norte-americanos em projecto de energia solar fotovoltaica em Angola, em projecto que ajudam o país a elevar a taxa de electrificação para 50 por cento da população, até 2025.
O Instituto Nacional de Petróleos (INP) está a trabalhar nos detalhes finais de um plano curricular para a criação do primeiro curso de energias renováveis, com vista a formar quadros para prestarem assistência técnica aos projectos de energias fotovoltaicas instalados no Sul do país.
De acordo com Joaquim Alegria, o instituto já formou cerca de 14 mil quadros nacionais que estão inseridos no mercado de trabalho, além de 180 de nacionalidade estrangeira, como electromecânicos, instrumentistas, mecânicos e outros que operam turbinas e bombas de motores, mas os avanços que o país está a dar no processo de transição energética estão na base do novo projecto.
O instituto gasta cerca de 179 dólares por dia para cada aluno, um montante que é subvencionado pelo Estado, enquanto os pais e encarregados de educação participam com dois mil kwanzas por dia para a alimentação, de acordo com o responsável.
"O governo está a fazer grandes investimentos ao nível das energias renováveis, com particular realce para os parques fotovoltaicos no Sul do país. Novos projectos, de certeza, vão ser implementados, de modo que haverá necessidade de técnicos para a sua manutenção. Estamos sempre atentos às tendências do mercado, pelo que julgamos ser oportuno inserir este curso já a partir do próximo ano lectivo", disse.
Enquanto decorrem os trabalhos de desenvolvimento do plano curricular para a criação de um curso de energias renováveis, o Instituto Nacional de Petróleos conta com a colaboração da Sonangol e outras empresas que operam no território nacional, para que os estudantes realizem estágios curriculares nas suas instalações.
"O estágio curricular é uma fase muito importante na consolidação dos técnicos, na medida em que precisa de se adaptar ao ambiente profissional para que os seus conhecimentos sejam maximizados. Infelizmente, a Pandemia da Covid-19 interrompeu este processo, pois os trabalhadores das empresas que referi faziam teletrabalho. Todavia, a situação volta a normalizar-se”, revelou.
Entre as principais dificuldades, Joaquim Alegria apontou o facto de o instituto contar com estudantes provenientes de todas as províncias do país, alguns dos quais são obrigados a realizar o estágio em províncias onde não têm familiares.
"Celebramos um acordo com a Sonangol, que nos cedeu as suas instalações em todas as províncias em que estão instalados os seus activos, de modo que procuramos fazer com que cada estudante realize estágios na localidade mais próxima possível da sua província. Contudo, isso não deixa de implicar, custos com alojamento, refeição, assistência médica e a própria formação técnica”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A Sonangol e o Instituto Regulador do Derivados do Petróleo (IRDP) advertiram, esta segunda-feira, os operadores envolvidos no contrabando de combustíveis com a suspensão imediata da relação comercial, no quadro de acções tendentes a introduzir a transparência no sector de comercialização e distribuição.
Angola evoluiu de forma significativa na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo de descartar uma nova inclusão do país na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), declarou, esta segunda-feira, em Luanda o director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF).
A Refinaria de Ouro que começou a ser construída, esta segunda-feira, nas instalações da Geangol, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em Luanda, fica concluída dentro de um ano, depois de investimentos de seis milhões de dólares.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.