Sociedade

Instituto da Juventude apoia iniciativas juvenis

Yara Manuel |

Jornalista

As iniciativas do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), no domínio do auto-emprego e empreendedorismo juvenil, resultaram na criação de 208 cooperativas nas áreas da aquicultura, agro-negócio e de uma incubadora de negócios.

14/04/2024  Última atualização 09H25
© Fotografia por: DR

De acordo com dados fornecidos pelo director-adjunto do IAJ, José Mateus, por ocasião do Dia Nacional da Juventude, que hoje se assinala, a instituição também criou um programa para promover actos de cidadania, patriotismo, tolerância e justiça social, com vista ao desenvolvimento harmonioso do país.

Com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos jovens, mediante uma orientação social especializada, prevenir comportamentos de risco, como a delinquência juvenil, gravidez precoce, alcoolismo, prostituição, consumo de drogas e doenças sexualmente transmissíveis, o IAJ criou um programa de orientação social, que visa incentivar hábitos saudáveis.

Projectos

Em 2015, explicou, o IAJ criou o Projecto "Meu Padrinho, Meu Mentor”, que visa formar, orientar, aconselhar e sensibilizar a juventude, com apoio de fazedores de opinião como músicos, desportistas, actores e jornalistas, para a promoção de comportamentos cívicos, éticos e morais, bem como os valores da cultura de paz e de cidadania.

No período de 2018 a 2023, o IAJ realizou cerca de duas mil acções, alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Nacional, à Política Nacional da Juventude, à Carta Africana da Juventude e à Agenda 2030.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade