Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, em conferência de imprensa, que estão encerradas as operações de remoção dos escombros do edifício 76-78, que demoliu, na madrugada de sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
O combate da violência contra as crianças continua a ser um dos principais desafios do Instituto Nacional da Criança (INAC), que registou 219 casos, durante a semana passada, disse, ontem, em Luanda, a porta-voz da instituição.
Rosalina Domingos informou que as províncias do Bié, Benguela, Cuanza-Sul, Cuando Cubango, Cunene, Huambo, Luanda, Moxico e Malanje registaram, no total, 111 casos de violência física e psicológica, 52 ocorrências de fuga a paternidade, 52 disputas de guarda, 36 casos de trabalho infantil e duas tentativas de rapto.
Na província de Luanda, salientou, receberam queixas de casos de abusos sexuais e agressões físicas contra menores nos municípios de Viana, Cazenga, Luanda, Talatona, Belas e Kilamba Kiaxi. As vítimas, avançou, tinham entre os quatro e os 16 anos. A idade dos suspeitos, explicou, variou dos 14 aos 40 anos.
"Nos últimos meses, os casos de violação têm aumentado consideravelmente”, lamentou. Na semana passada, realçou, registaram três casos de abuso sexual em Luanda, praticados por parentes e conhecidos das vítimas.
Entre os casos, há a destacar o de uma menina de 14 anos, vítima de violação sexual pelo padrasto de 38 anos, desde os 11 anos. A prática ocorria durante a ausência da mãe. Outro caso é o de uma adolescente, de 16 anos, abusada sexualmente pelo vizinho de 40 anos. Como consequência, ela está grávida de três meses. "Os pais da vítima negavam-se a fazer a denúncia”.
Ainda em Luanda, disse, foram registados quatro casos de agressões físicas e maus-tratos, com realce para uma criança de quatro anos, agredida pelo pai e um dos parentes. Depois da denúncia feita pelos familiares, os agressores foram detidos e encaminhados para o Serviço Provincial do INAC, para apurar a veracidade dos factos.
O INAC registou também, no município de Talatona, o caso de uma criança de dez anos, que sofria de violência dos pais, que a batiam brutalmente e, inclusive, queimaram os membros superiores dela.
No município de Belas, o INAC recebeu a denúncia do abandono de um recém-nascido, com vida, num contentor de lixo. "A criança foi encaminhada para uma unidade hospitalar”.
Pelas províncias
Em Malanje, no município de Cacuso, o INAC recebeu a denúncia do abuso de uma menor de 14 anos, violada sexualmente por um adolescente, de 14 anos. A menina está grávida de 3 meses. A mãe da menor a levou até a casa do abusador. O caso já foi encaminhado ao Serviço de Investigação Criminal.
Na província do Moxico, adiantou, a vítima foi uma criança de quatro anos e o acto foi praticado pelo pai, de 26 anos, que se aproveitou da ausência da mãe.
No município do Cuanhama, Cunene, uma menina foi abusada, quando saia da escola, por dois jovens. A vítima está a receber assistência médica, enquanto a polícia está a fazer diligências para localizar os violadores.
Tentativa de rapto
No Cuando Cubango, duas crianças do sexo masculino, de 3 e 5 anos, foram vítimas de uma tentativa de rapto. As crianças encontravam-se em casa e foram corrompidas pelo agressor, com bolachas. Quando este tentou os levar, a polícia interviu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, num comunicado, a que o JA Online teve acesso, que poderá anunciar o fim das operações e sugere que a entidade privada responsável pelo edifício reforce o diálogo com os moradores para os passos subsequentes.
O perímetro onde desabou, na madrugada de sábado, um prédio de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, já foi vedado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, descartando a existência de perdas humanas nos escombros.
O troço rodoviário da Avenida Comandante Valódia rodoviário (onde desabou o prédio 41), na madrugada de sábado, em Luanda, pode ser reaberto ao trânsito, na segunda-feira, às 6horas da manhã, para facilitar a mobilidade automóvel.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Sete pessoas morreram, na sexta-feira, na explosão ocorrida numa fábrica de chocolates, em West Reading, no estado da Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), disseram, no domingo, as autoridades norte-americanas.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.