Sociedade

Instituto da Criança regista 219 casos

O combate da violência contra as crianças continua a ser um dos principais desafios do Instituto Nacional da Criança (INAC), que registou 219 casos, durante a semana passada, disse, ontem, em Luanda, a porta-voz da instituição.

01/02/2023  Última atualização 08H10
© Fotografia por: DR

Rosalina Domingos informou que as províncias do Bié, Benguela, Cuanza-Sul, Cuando Cubango, Cunene, Huambo, Luanda, Moxico e Malanje registaram, no total, 111 casos de violência física e psicológica, 52 ocorrências de fuga a paternidade, 52 disputas de guarda, 36 casos de trabalho infantil e duas tentativas de rapto.

Na província de Luanda, salientou, receberam queixas de casos de abusos sexuais e agressões físicas contra menores nos municípios de Viana, Cazenga, Luanda, Talatona, Belas e Kilamba Kiaxi. As vítimas, avançou, tinham entre os quatro e os 16 anos. A idade dos suspeitos, explicou, variou dos 14 aos 40 anos.

"Nos últimos meses, os casos de violação têm aumentado consideravelmente”, lamentou. Na semana passada, realçou, registaram três casos de abuso sexual em Luanda, praticados por parentes e conhecidos das vítimas.

Entre os casos, há a destacar o de uma menina de 14 anos, vítima de violação sexual pelo padrasto de 38 anos, desde os 11 anos. A prática ocorria durante a ausência da mãe. Outro caso é o de uma adolescente, de 16 anos, abusada sexualmente pelo vizinho de 40 anos. Como consequência, ela está grávida de três meses. "Os pais da vítima negavam-se a fazer a denúncia”.

Ainda em Luanda, disse, foram registados quatro casos de agressões físicas e maus-tratos, com realce para uma criança de quatro anos, agredida pelo pai e um dos parentes. Depois da denúncia feita pelos familiares, os agressores foram detidos e encaminhados para o Serviço Provincial do INAC, para apurar a veracidade dos factos.

O INAC registou também, no  município de Talatona, o caso de uma criança de dez anos, que sofria de violência dos pais, que a batiam brutalmente e, inclusive, queimaram os membros superiores dela.

No município de Belas, o INAC recebeu a denúncia do abandono de um recém-nascido, com vida, num contentor de lixo. "A criança foi encaminhada para uma unidade hospitalar”.

Pelas províncias

Em Malanje, no município de Cacuso, o INAC recebeu a denúncia do abuso de uma menor de 14 anos, violada sexualmente por um  adolescente, de 14 anos. A menina está grávida de 3 meses. A mãe da menor a levou até a casa do abusador. O caso já foi encaminhado ao Serviço de Investigação Criminal.

Na província do Moxico, adiantou, a vítima foi uma criança de quatro anos e o  acto foi praticado pelo pai, de 26 anos, que se aproveitou da ausência da mãe.

No município do Cuanhama, Cunene, uma  menina foi abusada, quando saia da escola, por dois jovens. A vítima está a receber assistência médica, enquanto a polícia está a fazer diligências para localizar os violadores.

Tentativa de rapto

No Cuando Cubango,  duas crianças do sexo masculino, de 3 e 5 anos, foram vítimas de uma tentativa de rapto. As crianças encontravam-se em casa e foram corrompidas pelo agressor, com bolachas. Quando este tentou os levar, a polícia interviu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade