Um total de 482 finalistas de distintos cursos ministrados pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte (ESP-CN) foram outorgados, sexta-feira, em Nadalatando, numa cerimónia que marcou o lançamento da 11.ª geração de licenciados daquela instituição académica.
Entre os graduados, constam professores formados nos cursos de Matemática, Física, Ensino Primário, Biologia, Química, Língua Portuguesa, Inglesa e Francesa.
O director-geral da ESP-CN, Inácio Santa, disse que a instituição já formou desde 2012 mais de 3.190 profissionais.
"A ESP-CN tornou-se numa referência nacional incontornável, entre as instituições de formação de professores, e tem vindo a proporcionar oportunidade de formação a muitos jovens", avançou.
Para Inácio Santa, o professor deve ter como maior objectivo ensinar, construir conhecimento com os alunos, compartilhar informação, instruir, corrigir, apresentar caminhos e possibilidades.
ISCED do Sumbe
O Instituto de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe) formou, no ano lectivo 2023/2024,368 licenciados e mestres.
A cerimónia de outorga, realizada na sexta-feira, foi presidida pela vice-governadora do Cuanza-Sul para o sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile, em representação da governadora Mara Quiosa.
Entre os outorgados, constam 360 licenciados nos cursos de Ensino da História, Matemática, Sociologia, Geografia e 68 mestres em Ensino Primário, Educação Pré-escolar e Língua Portuguesa.
No fim da cerimónia, Emília Tchinawalile garantiu que o Governo vai continuar a apoiar as instituições do subsistema de Ensino Superior na província, bem como advogar junto do Ministério de tutela, no sentido de investir cada vez mais na formação de docentes, e potenciar as instituições do sector com meios técnicos e materiais que venham potenciar a qualidade do ensino e aprendizagem que se almeja.
O director do ISCED-Sumbe, Augusto Fazenda, anunciou que no próximo ano académico vão estar disponíveis mais 45 vagas por cada curso. "Com o aumento do número de vagas por cada curso, acredito que os candidatos vão ter mais chances de ingressar no Instituto de Ciências de Educação”, disse.
Mais de 400 licenciados pela Óscar Ribas
A Universidade Óscar Ribas (UÓR) outorgou, em Luanda, diplomas para um total de 457 licenciados nas Faculdades de Ciências e Tecnologia e de Ensino e Investigação.
Os recém-formados são dos cursos de Arquitectura, Engenharia Civil, Gestão Industrial, Gestão Informática e Comunicação, Contabilidade e Finanças, Psicologia, Relações Internacionais, Direito e Gestão de Administração e Marketing.
O reitor da Universidade UÓR, Eurico Gungula, orientou os recém-formados a não se sentirem confortáveis com o diploma, mas continuarem com as investigações para se adequarem às constantes evoluções do mundo.
Novos técnicos de saúde no Zaire
Os mais de 200 novos técnicos de Saúde recém-formados pelo Instituto Médio Técnico de Saúde do Zaire foram aconselhados a assumir uma atitude exemplar e uma conduta moral compatível à profissão que, doravante, vão exercer na sociedade.
O apelo foi feito pelo supervisor provincial da promoção da Saúde no Zaire, Andrade Kianzuaku, durante o acto de juramento de Hipócrates dos 213 novos técnicos do sector, sendo 126 em Análises Clínicas, 69 em Enfermagem e 18 em Radiologia.
Instituto Alda Lara entrega diplomas
Um total de 250 finalistas, formados em várias especialidades pelo Instituto Politécnico Industrial (Alda Lara), recebeu diplomas de mérito pelo trabalho de fim de curso desenvolvido.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs meios das Forças Armadas Angolanas (FAA) vão apoiar a mobilidade aérea dos recenseadores nas zonas de difícil acesso por terra, garantiu, domingo, na cidade do Lubango, o coordenador do Grupo Técnico Provincial do Censo 2024.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.
Os meios das Forças Armadas Angolanas (FAA) vão apoiar a mobilidade aérea dos recenseadores nas zonas de difícil acesso por terra, garantiu, domingo, na cidade do Lubango, o coordenador do Grupo Técnico Provincial do Censo 2024.