O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou aos jornalistas, esta segunda-feira, que o foco de Angola na participação da feira internacional de Minas, Mining INDABA, em Cape Town, na África do Sul é de “promover os minerais que são necessários para a transição energética”.
No dia 8 de Fevereiro, Angola e Espanha vão ter um encontro de negócios, no âmbito da visita de Estado do Rei Filipe VI, em Luanda, com a presença dos mais altos dignatários e a representação de empresas e instituições de ambos países.
O comércio informal continua a ser uma parte crítica da actividade económica da Namíbia, mas é uma das mais vulneráveis devido à instabilidade operacional e ao apoio instável, declarou uma representante do Governo citada, ontem, pela “Namibia Economist”.
O sector é uma importante fonte de emprego e meios de subsistência para muitos namibianos, a maioria dos quais mulheres, disse a ministra da Indústria e Comércio, Lucia Iipumbu, no lançamento das Orientações Operacionais para o Código de Conduta para a Economia Informal.
O documento orientador destina-se a estabelecer uma estrutura para regular os direitos, obrigações e responsabilidades de todas as partes interessadas na economia informal. "O objectivo final das directrizes operacionais do código de conduta é apoiar o sector informal a ser empresarial lucrativo”, disse a ministra para definir o documento.
O sector informal da Namíbia é de vital importância, pois emprega cerca de 150 mil pessoas, contribuindo em cerca de 12 por cento para a formação do Produto Interno Bruto (PIB). "As estimativas do tamanho deste sector, o contributo e composição variam largamente entre regiões e países em todo o mundo. Portanto, estabelecer a natureza e a extensão da economia informal num país é uma necessidade para o desenvolvimento de políticas, estratégias e intervenções sólidas e direccionadas”, disse a ministra, considerando ser importante identificar as lacunas para facilitar a transição do sector informal para a economia dominante.
Lucia Iipumbu disse que o lançamento surge no momento certo, quando o Ministério está a dar grandes passos no desenvolvimento da Política Nacional de Economia Informal.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O ministro da Indústria e Comércio Victor Fernandes disse, esta sexta-feira, no encerramento do 1º Fórum Nacional, que as decisões saídas deste encontro deverão servir de matéria de abordagem permanente quer interna assim como nos encontros com outros departamentos ministeriais e parceiros externos.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.