Regiões

INSS reforça aproximação dos serviços aos cidadãos

Casimiro José| Sumbe

A campanha de sensibilização aos representantes de instituições públicas e privadas, promovida pelos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), sobre o direito de reforma dos trabalhadores, visa reforçar a aproximação dos serviços aos cidadãos, soube o Jornal de Angola.

02/02/2023  Última atualização 07H30
Cidadãos incentivados a contactar o instituição para terem certeza de que estão inscritos © Fotografia por: Fernando Camilo | Edições Novembro

A iniciativa de sensibilização, terminou na passada sexta-feira,  teve a duração de três dias, durante os quais os responsáveis e funcionários públicos e do sector privado foram informados sobre matérias ligadas aos direitos de reforma, protecção social obrigatória dos trabalhadores por conta de outrem e das actividades geradoras de baixo rendimento.

Durante o encerramento da campanha de sensibilização, o responsável dos Serviços Provinciais do INSS, António Benjamim, salientou que o objectivo da campanha é informar aos cidadãos sobre os direitos que lhes assistem enquanto assegurados e dar a conhecer as entidades empregadoras como extrair uma guia de pagamento certidão contributiva. "Saímos da nossa zona de conforto para ir ao encontro do cidadão, de modos a informar sobre a importância dos nossos serviços na vida das populações” disse.

Adiantou que as campanhas de sensibilização consistiram em informar aos responsáveis das instituições e trabalhadores sobre todos os serviços de garantia e protecção que o INSS oferece aos cidadãos, além da entrega de cartões de assegurados ou de pensionistas, numa demonstração de tendas dos principais serviços disponibilizados.

"Durante as campanhas de sensibilização tivemos de flexibilizar o sistema, em que os Serviços Provinciais comunicavam a partir da tenda como instituição local, recebendo suporte directo dos dados inseridos na Tenda e serem incompatíveis aos dados que se encontram no sistema da instituição”, explicou.

António Benjamim fez saber que a instituição que dirige vai continuar a trabalhar para fazer chegar os seus serviços às populações, por via das campanhas de sensibilização, que visam informar aos cidadãos, sobre o papel do INSS na garantia do futuro dos trabalhadores, enquanto assegurados.

Reconheceu que as entidades empregadoras na província estão a aderir, em grande escala, aos serviços da instituição para garantir a assistência dos seus trabalhadores. "Temos de reconhecer que, actualmente, as entidades empregadoras no Cuanza-Sul ganharam mais consciência jurídica, procurando assim, a cada ano que passa, garantir a protecção dos direitos dos seus trabalhadores” disse.

Quanto aos estatísticos, sobre o sistema de protecção social dos trabalhadores, ao nível da província do Cuanza-Sul, o responsável do INSS explicou que estão controlados, na província, cerca de 94 mil e 287 assegurados, dentre os quais cinco mil e 827 são pensionistas, enquanto seis mil e 128 são contribuintes.

António Benjamim reiterou que os Serviços Provinciais querem aproximar, cada vez mais, os seus serviços aos cidadãos, dando a conhecer à população a utilidade e os benefícios dos serviços que prestam na sua instituição, garantindo a protecção dos assegurados e sua família.

António Benjamim aproveitou a ocasião para apelar aos cidadãos, a dirigirem-se ao INSS para  terem  certeza de que estão inscritos e a prestarem a contribuição necessária para a Segurança Social, "É preciso procurar a instituição e saber se, de facto, as entidades empregadoras a que trabalham têm efectuado as contribuições”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões