O Governo Provincial de Benguela vai construir 600 casas evolutivas, este ano, para albergar famílias que vivem em zonas de risco e em condições precárias, nos municípios do Lobito e da sede da província.
A campanha de sensibilização aos representantes de instituições públicas e privadas, promovida pelos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), sobre o direito de reforma dos trabalhadores, visa reforçar a aproximação dos serviços aos cidadãos, soube o Jornal de Angola.
A iniciativa de sensibilização, terminou na passada sexta-feira, teve a duração de três dias, durante os quais os responsáveis e funcionários públicos e do sector privado foram informados sobre matérias ligadas aos direitos de reforma, protecção social obrigatória dos trabalhadores por conta de outrem e das actividades geradoras de baixo rendimento.
Durante o encerramento da campanha de sensibilização, o responsável dos Serviços Provinciais do INSS, António Benjamim, salientou que o objectivo da campanha é informar aos cidadãos sobre os direitos que lhes assistem enquanto assegurados e dar a conhecer as entidades empregadoras como extrair uma guia de pagamento certidão contributiva. "Saímos da nossa zona de conforto para ir ao encontro do cidadão, de modos a informar sobre a importância dos nossos serviços na vida das populações” disse.
Adiantou que as campanhas de sensibilização consistiram em informar aos responsáveis das instituições e trabalhadores sobre todos os serviços de garantia e protecção que o INSS oferece aos cidadãos, além da entrega de cartões de assegurados ou de pensionistas, numa demonstração de tendas dos principais serviços disponibilizados.
"Durante as campanhas de sensibilização tivemos de flexibilizar o sistema, em que os Serviços Provinciais comunicavam a partir da tenda como instituição local, recebendo suporte directo dos dados inseridos na Tenda e serem incompatíveis aos dados que se encontram no sistema da instituição”, explicou.
António Benjamim fez saber que a instituição que dirige vai continuar a trabalhar para fazer chegar os seus serviços às populações, por via das campanhas de sensibilização, que visam informar aos cidadãos, sobre o papel do INSS na garantia do futuro dos trabalhadores, enquanto assegurados.
Reconheceu que as entidades empregadoras na província estão a aderir, em grande escala, aos serviços da instituição para garantir a assistência dos seus trabalhadores. "Temos de reconhecer que, actualmente, as entidades empregadoras no Cuanza-Sul ganharam mais consciência jurídica, procurando assim, a cada ano que passa, garantir a protecção dos direitos dos seus trabalhadores” disse.
Quanto aos estatísticos, sobre o sistema de protecção social dos trabalhadores, ao nível da província do Cuanza-Sul, o responsável do INSS explicou que estão controlados, na província, cerca de 94 mil e 287 assegurados, dentre os quais cinco mil e 827 são pensionistas, enquanto seis mil e 128 são contribuintes.
António Benjamim reiterou que os Serviços Provinciais querem aproximar, cada vez mais, os seus serviços aos cidadãos, dando a conhecer à população a utilidade e os benefícios dos serviços que prestam na sua instituição, garantindo a protecção dos assegurados e sua família.
António Benjamim aproveitou a ocasião para apelar aos cidadãos, a dirigirem-se ao INSS para terem certeza de que estão inscritos e a prestarem a contribuição necessária para a Segurança Social, "É preciso procurar a instituição e saber se, de facto, as entidades empregadoras a que trabalham têm efectuado as contribuições”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Sacramento Neto, defendeu, esta terça-feira, em Malanje, a reestruturação do programa nacional de pescas curso no país a cinco anos, dando nota positiva aos projectos do sector naquela localidade.
Angola tem o registo de 140 casos de tráfico de seres humanos, desde o ano 2015, sendo a província de Luanda o principal destino das vítimas, utilizadas para a prostituição, mendicidade, mão-de-obra barata em fazendas, casas de massagens, obras de construção civil e extracção dos órgãos para mercados negros.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.