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INSS garante a extensão dos serviços em quatros municípios

Domiana N'jila| Huambo

O chefe responsável provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no Huambo, reiterou o compromisso da sua instituição com o cidadão contribuinte, com a extensão dos seus serviços nos municípios de Ucuma, Ecunha, Tchinjenje e Longonjo.

14/05/2024  Última atualização 09H46
© Fotografia por: DR

Afonso Tchiwale falava numa palestra alusiva ao 10º aniversário de existência dos Serviços Municipais de Segurança Social do Município da Caála, reflectida sob o lema "Segurança Social - 10 anos mais próximo do cidadão”.

O responsável argumentou que o crescimento dos serviços de Segurança Social serve como garantia da protecção social para todos os cidadãos inscritos que fazem as suas contribuições.

Afonso Tchiwale disse que o INSS tem o desafio de garantir que todos os cidadãos vinculados a uma entidade empregadora tenham certificação de que mensalmente as suas contribuições estejam efectivas no Sistema de Protecção Social Obrigatório.

Na ocasião, admitiu existirem vários trabalhadores liberais e colectivos que desconhecem as valências sobre a protecção social obrigatória.

Acrescentou que o programa de divulgação das valências da protecção social obrigatória dos trabalhadores visa, sobretudo, envolver a população na legalização da tramitação documental, para ter o benefício directo dos planos de aleitamento, velhice e subsídio de morte, enquanto pressupostos que concorrem para a preservação dos direitos da família.

O administrador municipal adjunto da Caála para o sector Económico e Financeiro, Edson da Silva, disse que o INSS desempenha um papel crucial no amparo e protecção dos cidadãos mais vulneráveis nas comunidades. Além de fornecer assistência e suporte financeiro, o responsável disse que também promove a solidariedade, a inclusão e a dignidade àqueles que mais necessitam.

"Temos testemunhado, ao longo destes 10 anos de existência do INSS no município da Caála, o compromisso incansável dos seus funcionários em oferecer serviços de qualidade e garantir o bem-estar daqueles que dependem da sua boa actuação”, sublinhou.

Edson da Silva apelou ao acompanhamento dos profissionais na concepção de benefícios, no combate à exclusão social, na promoção da igualdade de oportunidades e na protecção dos direitos dos mais necessitados.

"A Segurança Social tem sido um pilar na nossa comunidade, amparando aqueles que algum dia já trabalharam e devem reflectir sobre os desafios do futuro, assim como continuar a fortalecer e aprimorar os serviços, na busca de eficiência, inovação e eficácia das suas acções”, ressaltou.

A chefe dos serviços municipais do INSS na Caála, Olga Chitangueleca , disse, por sua vez, que, passados dez anos de trabalho,o foco se mantém em continuar a actuar no seio das comunidades com mais campanhas de sensibilização, para que as empresas adiram ao sistema de Protecção Social dos seus funcionários.

"Quando o INSS chegou à Caála, em 2014, atendia de 12 a 17 utentes, actualmente, recebe uma média de 779 cidadãos por mês, o que é fruto de muito trabalho”, disse.

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