Sociedade

Inspectores formados sobre segurança química

Helma Reis

Jornalista

A exposição, de forma irresponsável, a produtos químicos causam doenças do foro neurotóxico, que podem desregular o sistema endócrino, desencadeando, ainda, o surgimento da diabetes e da hipertensão, alertou, quarta-feira, em Luanda, o médico André Neto.

16/04/2021  Última atualização 10H40
© Fotografia por: DR
O especialista em toxicologia, que foi prelector numa palestra dedicada ao tema "Exposição Químico-Toxicológicas e o Impacto das Intoxicações na Saúde das Populações”, adiantou que os produtos orgânicos e inorgânicos são susceptíveis de causar algum quadro de intoxicação, razão pela qual alertou os consumidores para prestarem maior atenção aos produtos nacionais e importados.

Na palestra, dirigida a inspectores da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), o médico André Neto acentuou a importância da transmissão de conhecimentos a inspectores da ANIESA, para que, no exercício das suas funções, possam identificar e corrigir, com melhor competência, as irregularidades na cadeia de comercialização.

"Toda a cadeia de alimentos é susceptível de encontrar quadro de intoxicação”, sublinhou o especialista, que disse estar a província de Luanda em condições de dar resposta a essas ocorrências, através do plantão de informação toxicológica que trabalha de forma ininterrupta.O toxicologista recomendou à população a conservar, devidamente, os produtos adquiridos em superfícies comerciais, porque, se estiverem mal conservados e se forem consumidos, podem causar ou intoxicação crónica ou aguda.

André Neto reconheceu que, à semelhança de qualquer país, a disponibilidade de produtos químicos no mercado é motivo de preocupação do Executivo, por haver sempre a probabilidade de registo de "incidências toxicológicas”.Angola já dispõe de dois centros de toxicologia, um instalado no bairro Benfica, em Luanda, e outro na cidade de Malanje, capital da província com mesmo nome. O da capital do país está voltado para o atendimento clínico e o de Malanje para a investigação científica.

De acordo com o médico, a criação de centros de toxicologia é uma recomendação para os países do Mundo, dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sustenta a sua posição com a necessidade de haver, de 24 sobre 24 horas, informação toxicológica, assistência toxicológica a empresas que manipulam produtos químicos e atendimento dermatoxicológico.

"Os centros de toxicologia visam melhorar a convivência com os produtos químicos e reduzir as incidências toxicológicas”, adiantou o médico André Neto, que disse estar em estudo a possibilidade de haver um acordo de cooperação entre a Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) e o Centro Médico de Atendimento Toxicológico (CEATOX) de Luanda.

Para o médico, a entrada em funcionamento de dois centros de toxicologia é um sinal de que "é necessário desencadear procedimentos e medidas necessárias para a segurança química, uma vez que a Organização Mundial da Saúde elegeu a segurança química como um dos grandes objectivos a alcançar até 2030”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade