Sociedade

Inspector-geral do Estado efectua visita ao Cuanza-Sul

O inspector-geral da Administração do Estado, João Manuel Francisco, iniciou, na tarde de ontem, uma visita de dois dias ao Cuanza-Sul.

17/05/2024  Última atualização 15H05
À sua chegada, João Manuel Francisco foi recebido pela vice-governadora Emília Tchinawalile © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, ontem, João Manuel Francisco visitou as instalações da delegação provincial da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) e manteve uma reunião com os funcionários, que visou auscultar as preocupações e orientá-los sobre a necessidade de respeitarem os ditames da lei e os limites de competências, evitando choques ou usurpação de competências de outros órgãos do Estado.

À chegada à cidade do Sumbe, o inspector-geral do Estado foi recebido pela vice-governadora da província, Emília Tchinawalile.

Para hoje, a agenda de João Manuel Francisco reserva um encontro de cortesia com o governador provincial, Job Castelo Capapinha, além de orientar um Seminário sobre Ética na Administração Pública, dirigido a gestores públicos da província.

A Inspecção Geral da Administração do Estado é o órgão auxiliar do Presidente da República e Titular do Poder Executivo com a missão de efectivar o controlo interno da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações da actividade de todos os órgãos, organismos e serviços da Administração Directa e Indirecta do Estado e das administrações autónomas.

Este encontro tem como objectivo prevenir e detectar fraudes, actos de corrupção e de improbidade, irregularidades e desvios de conduta por parte dos funcionários públicos ou agentes administrativos que os compõem, bem como a defesa do património público e fortalecimento da integridade e transparência na gestão de bens públicos.

Com efeito, a IGAE dirige o sistema de controlo interno da Administração Pública e goza de autonomia administrativa, financeira, funcional e patrimonial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade