Sociedade

Inscrições para o ensino médio já tiveram início

Alberto Quiluta

Jornalista

As inscrições de acesso ao II ciclo do ensino secundário, para o ano lectivo 2022/2023, tiveram início, ontem, num ambiente de muitas enchentes nos principais institutos médios técnico-profissionais da província de Luanda.

02/08/2022  Última atualização 22H40
IMEL é uma das escolas do ensino médio mais procuradas por alunos nesta fase de inscrições © Fotografia por: Dr

Pelo menos é o que se constatou, durante a ronda efectuada pelo Jornal de Angola aos institutos médios de Economia (IMEL) e Comercial (IMCL), bem como à Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Luanda (vulgo IMS), onde se registou uma grande adesão de candidatos.

Diferente desses institutos, nas escolas Ngola Kiluanje (actual Liceu 1145) e Juventude em Luta (Liceu 1139), o movimento foi de pouca procura de pais e encarregados de educação, para fazer a inscrição. Esse cenário de pouca procura, também foi constatado no Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL), onde, nos corredores da escola, alguns pais e encarregados de educação afluíram à Secretaria-Geral apenas para obter informações sobre o processo.

Por exemplo, quer nessa quer noutras instituições de ensino, os encarregados de educação e alunos candidatos a vagas ficaram a saber que podem fazer as inscrições, mesmo sem os certificados da 9ª classe, devendo apresentar, obrigatoriamente, esse documento no acto da matrícula. Para já, os candidatos nascidos em 2007, com médias a partir de 14 valores, são a prioridade das escolas do ensino médio. É a explicação dada pelo director do Liceu 1145 "Ngola Kiluanje”, António Ernesto.

No ano lectivo 2022/2023, a instituição tem garantidas 820 vagas, distribuídas nos cursos de Ciências Económicas e Jurídicas, Ciências Físicas e Biológicas e de Artes Visuais.

A subdirectora pedagógica da Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Luanda, Josefina Gourgel, informou que a instituição tem disponíveis 240 vagas para o presente ano lectivo. Mas, por norma, a instituição inscreve mais de cinco mil candidatos.

Para fazer as inscrições, que terminam no dia 12 deste mês, altura que se dá início à selecção dos candidatos admitidos, os interessados devem pagar uma taxa de mil kwanzas por aluno.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade