A segunda edição do concurso literário infantil “Kandengue Escritor”, em alusão ao Centenário do Dr. António Agostinho Neto, sob o lema “Com o Neto Revivamos o Mística Esperança”, encerra as inscrições no próximo dia 23 deste mês, numa iniciativa da Comissão Nacional de Angola para UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação.
Segundo o porta-voz do concurso, Adilson Branco, esta iniciativa tem como objectivo promover a leitura nas escolas no quadro do Plano Nacional de Leitura, incentivar, a criatividade e a autonomia dos alunos, conscientizar os alunos sobre a importância de uma identidade cultural nacional e africana.
O concurso "Kandengue Escritor” é uma competição de textos escritos, de âmbito nacional, criado em 2020 pela Coordenação Nacional do Programa de Escolas Associadas à UNESCO "PEA-UNESCO”, destinado aos alunos das Escolas Associadas à UNESCO de Angola, em temáticas ligadas aos eixos estratégicos do programa e em alusão as efemérides nacionais.
A nível nacional, avançou, são associadas 124 escolas distribuídas em nove províncias do país. "Entretanto prevemos alargar para as demais províncias”, salientou.
Regulamento do concurso
O responsável avançou que estão elegíveis para as três categorias existente os alunos dos 9 aos 12 anos que frequentam a 4ª, 5ª e 6ª classe, os alunos dos 13 aos 14 anos da 7ª, 8ª e 9ª classe, os estudantes dos 15 aos 17 anos da 10ª, 11ª e 12ª classe, das escolas Associadas à UNESCO.
Para se candidatar, frisou, os alunos devem submeter os seus textos aos coordenadores escolares, que, por sua vez, os farão chegar junto à sede da Comissão Nacional de Angola para UNESCO, ou por via online no site oficial da mesma comissão.
O concurso comporta quatro fases, sendo a primeira a de inscrição que encerra a 23 deste mês, a segunda fase de envio dos textos ao júri, a terceira fase de Avaliação dos textos e a quarta fase é a da cerimónia e entrega dos prémios.
O júri do concurso é composta por especialistas da Comissão Nacional de Angola para UNESCO, do Ministério da Educação e da Fundação Dr. António Agostinho Neto.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNo dia 25 de Maio de 1963, há 60 anos, o Imperador da Etiópia, Haile Selassie, era proclamado, em Addis Abeba, o primeiro presidente da Organização de Unidade Africana-OUA, criada nesse dia, cargo que exerceu até 17 de Julho de 1964.
O romance "A Mãe" do conceituado escritor angolano, Manuel Rui Monteiro será apresentado, terça-feira, na União dos Escritores Angolanos, a partir das 17h30, segundo uma nota enviada, hoje, ao JA Online.
Após algum tempo ausente dos palcos, a cantora Helga Fêty está de regresso aos palcos, com o lançamento do single, “Você me Conquistou”, que conta com a participação de “Filho do Zua”, soube, hoje o JA Online junto da assessoria da artista.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.