Cultura

Inscrições para o concurso literário “Kandengue Escritor” encerram este mês

A segunda edição do concurso literário infantil “Kandengue Escritor”, em alusão ao Centenário do Dr. António Agostinho Neto, sob o lema “Com o Neto Revivamos o Mística Esperança”, encerra as inscrições no próximo dia 23 deste mês, numa iniciativa da Comissão Nacional de Angola para UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação.

11/03/2023  Última atualização 07H30
© Fotografia por: DR

Segundo o porta-voz do concurso, Adilson Branco, esta iniciativa tem como objectivo promover a leitura nas escolas no quadro do Plano Nacional de Leitura, incentivar, a criatividade e a autonomia dos alunos, conscientizar os alunos sobre a importância de uma identidade cultural nacional e africana.

O concurso "Kandengue Escritor” é uma competição de textos escritos, de âmbito nacional, criado em 2020 pela Coordenação Nacional do Programa de Escolas Associadas à UNESCO "PEA-UNESCO”, destinado aos alunos das Escolas Associadas à UNESCO de Angola, em temáticas ligadas aos eixos estratégicos do programa e em alusão as efemérides nacionais.

A nível nacional, avançou, são associadas 124 escolas distribuídas em nove províncias do país. "Entretanto prevemos alargar para as demais províncias”, salientou.

 Regulamento do concurso

O responsável avançou que estão elegíveis para as três categorias existente os alunos dos 9 aos 12 anos que frequentam a 4ª, 5ª e 6ª classe, os alunos dos 13 aos 14 anos da 7ª, 8ª e 9ª classe, os estudantes dos 15 aos 17 anos da 10ª, 11ª e 12ª classe, das escolas Associadas à UNESCO.

Para se candidatar, frisou, os alunos devem submeter os seus textos aos coordenadores escolares, que, por sua vez, os farão chegar junto à sede da Comissão Nacional de Angola para UNESCO, ou por via online no site oficial da mesma comissão.

O concurso comporta quatro fases, sendo a primeira a de inscrição que encerra a 23 deste mês, a segunda fase de envio dos textos ao júri, a terceira fase de Avaliação dos textos e a quarta fase é a da cerimónia e entrega dos prémios. 

O júri do concurso é composta por especialistas da Comissão Nacional de Angola para UNESCO, do Ministério da Educação e da Fundação Dr. António Agostinho Neto.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura