O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O ministro da Energia e Águas secundou, esta segunda-feira, no Soyo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a anunciar fundos norte-americanos em projecto de energia solar fotovoltaica em Angola, em projecto que ajudam o país a elevar a taxa de electrificação para 50 por cento da população, até 2025.
A Solenova, uma joint-venture detida em partes iguais pela Sonangol e a italiana Eni para o desenvolvimento de energias renováveis, lançou, sexta-feira, a primeira pedra para a construção da Central Fotovoltaica de Caraculo, no Namibe.
O projecto do Caraculo compreende a instalação faseada de uma central fotovoltaica de 50 megawatts (MW), a primeira das quais com 25 MW, de acordo com informações obtidas no lançamento da empreitada.
A construção está entregue à Saipem, uma empresa italiana de engenharia e construção de projectos de energia, preveendo-se que a electricidade gerada pela central seja despachada para a rede de transmissão do Sul.
O projecto, localizado numa zona desértica não habitada, vai contribuir para a redução do consumo de gasóleo para a produção de electricidade, assim como apoiar a transição energética e a diversificação da matriz energética em Angola.
A central traz o benefício ambiental específico de reduzir de forma significativa as emissões de gases de efeito de estufa, num projecto que se enquadra nos objectivos do "Angola Energia 2025”, um plano a longo prazo do Governo que tem como principal objectivo proporcionar à população o acesso a serviços energéticos básicos, contribuindo, também, para a realização dos objectivos do "Plano de Acção do Sector de Energia e Águas 2018-2022”, do Governo.
A estratégia institucional angolana estabelece, a médio prazo, uma meta de 500 MW adicionais de energia renovável (solar, eólica, biomassa e mini-hidro) até 2022, com um enfoque específico em projectos solares à escala de utilidade pública.
A fonte considera que, à escala global, o projecto está em conformidade com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 7 das Nações Unidas, que preconiza o acesso à energia limpa e acessível.
O acto de lançamento da primeira pedra contou com a participação do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, do governador do Namibe, Archer Mangueira, do presidente do Conselho de Administração da Solenova, Germano Sacavumbi, dos administradores da Sonangol Baltazar Miguel e Jorge Vinhas, e do director-Geral da Eni Angola, Adriano Mongini.
A Eni, com operações em Angola desde 1980, concordou recentemente com a BP, formar uma nova empresa independente, participada em partes iguais de 50 por cento, a Azule Energy, através da combinação dos negócios angolanos das duas empresas.
A Sonangol está a aplicar a decisão de passar de uma empresa nacional de petróleo (NEP) para empresa nacional de energia (NEC), no processo de adopção das noções da transição energética pela companhia.
Nessa acepção, além da Central do Caraculo, a companhia constituiu uma sociedade com a francesa TotalEren e a Greentech Angola, para concluir a Central Solar Fotovoltaica da Quilemba, no Lubango, com capacidade para gerar 35 MW.
Angola reage
O ministro Diamantino Azevedo considerou, na ocasião, que Angola demonstra, com este projecto, que não está distraída face às mudanças que ocorrem no mundo.
"Temos que usar os nossos combustíveis fósseis, mas não podemos ficar distraídos em relação a todo este processo de transição energética e, para provar isso, estamos hoje aqui a lançar este projecto, para além de outros que estão a ser executados e dos que se seguirão”, declarou o ministro dos Recursos Minerais Petróelo e Gás.
Diamantino Azevedo realçou que o tema da transição energética é um assunto que começou a ser abordado entre o Executivo e vários parceiros desde o início do mandato prestes a terminar, em 2017, tendo referido que a resposta da empresa italiana Eni foi a mais prática.
Os maiores projectos de produção de energia solar estão a ser liderados pelo Ministério da Energia e Águas, em Benguela, onde tem em curso obras para a conclusão da Central Fotovoltaica do Biopio (onde vão ser produzidos 188,8 MW) e Baía Farta (96,7 MW), com a previsão de que ficam concluídos em Maio e Junho do próximo ano, respectivamente.
As obras na Central do Biopio, com um custo acima dos 256 milhões de euros, estavam, em Março, concluídas em 53,81 por cento, e na da Baía Farta, em 75,42 por cento, decorrendo "com a celeridade que se impõe”, de acordo com declarações em Março divulgadas pelo Ministério da Energia e Águas.
Vladimir Prata | Caraculo
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A Sonangol e o Instituto Regulador do Derivados do Petróleo (IRDP) advertiram, esta segunda-feira, os operadores envolvidos no contrabando de combustíveis com a suspensão imediata da relação comercial, no quadro de acções tendentes a introduzir a transparência no sector de comercialização e distribuição.
Angola evoluiu de forma significativa na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo de descartar uma nova inclusão do país na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), declarou, esta segunda-feira, em Luanda o director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF).
A Refinaria de Ouro que começou a ser construída, esta segunda-feira, nas instalações da Geangol, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em Luanda, fica concluída dentro de um ano, depois de investimentos de seis milhões de dólares.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.