Sociedade

Inglês, uma ferramenta para o desenvolvimento

Edna Mussalo

Jornalista

O presidente da Associação Angolana dos Formadores de Língua Inglesa (ANELTA), Caetano Capitão, alertou para a necessidade de uma maior atenção do Executivo para o apoio ao desenvolvimento da Língua Inglesa no país.

23/04/2022  Última atualização 10H10
Professor Caetano Capitão realça que tem crescido o interesse de jovens pela Língua Inglesa © Fotografia por: Edições Novembro

O responsável, que falava ao Jornal de Angola, por ocasião do Dia da Língua Inglesa, que se assinala hoje, realçou ser importante esse apoio pelos ganhos na educação, na formação pessoal e na dignificação profissional.

"Tendo este lado bem consolidado, teremos muitos ganhos. Os programas de massificação digital de Angola e de desenvolvimento de STEM(Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas), da iniciativa do Executivo, terão maior eficácia e impacto se tiverem a Língua Inglesa como base de aprendizagem, investigação e desenvolvimento”, destacou.

Para Caetano Capitão, a efeméride reveste-se de particular importância para os profissionais da Língua Inglesa, pois obriga a uma reflexão sobre a importância que tem no contexto mundial, bem como a sua utilidade nos vários domínios-chave para desenvolvimento, político, social, económico e cultural de Angola.

O presidente da ANELTA, o Inglês estabeleceu-se como Língua mundial, necessária para o desenvolvimento de qualquer sociedade, podendo ser usada como uma ferramenta de negociação, promotora da paz e do amor no mundo.

Para Caetano Capitão, a associação vê na data um momento para análise e reflexão sobre o que foi feito no país em relação à Língua e o que deve ser melhorado. A nível nacional, a ANELTA estará engajada no desenvolvimento de actividades socioculturais e eventos online, com a participação de professores nacionais e internacionais.

 Associação activa

O responsável destacou também que a associação está bem, bastante activa, dentro do país e a nível internacional, tendo sido distinguidos, em 2020, pela Associação Internacional de Professores de Língua Inglesa (IATEFL), sedeada no Reino Unido, como a organização que apresentou o melhor projecto para a promoção da Língua em Angola.

A falta de material didáctico-pedagógico, para a docência da Língua, a existência de professores sem agregação pedagógica para o ensino, a inexistência de apoios directos para os projectos ligados à Língua Inglesa são alguns dos males que a associação enfrenta.

Caetano Capitão aponta como pretensão obter o estatuto de instituição de utilidade pública, "para melhor cumprirmos da missão e actuarmos de forma abrangente na sociedade.

Com 800 associados, a ANELTA foi criada em 2003, por um grupo de estudantes e professores. De abrangência nacional, a organização é membro da Associação Internacional de Professores de Língua Inglesa (IATEFL) e co-fundadora da África Elta, Associação Africana dos Professores de Língua Inglesa.

 A razão da data

O Dia da Língua Inglesa celebra-se a 23 de Abril, com o objectivo de dar a conhecer a língua, cultura e histórias associadas. A efeméride marca o nascimento de William Shakespeare, um dos escritores de expressão inglesa com maior relevância de expressão inglesa.

O Inglês é o segundo idioma mais usado no mundo, com mais de 800 milhões de falantes. Estima-se que 85 por cento das publicações científicas no mundo estejam em Inglês, assim como 75% de toda a comunicação internacional por escrito.

Além disso, 80% de toda a informação armazenada em todos os computadores do mundo estão escritos em Inglês, assim como 90% do seu conteúdo feito no idioma de William Shakespeare.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade