Angola tem 22 escolas especiais e 938 de carácter inclusivo, em 16 províncias, que atendem mais de 40 mil alunos, anunciou, esta segunda-feira, em Luanda, o director Nacional da Educação Especial.
Quatro pessoas morreram, sábado, na província do Huambo, em consequência do naufrágio de uma canoa artesanal, na Barragem Hidroeléctrica do Gove. Das vítimas apenas foi encontrado o corpo de um bebé de oito meses.
O presidente da Associação Angolana dos Formadores de Língua Inglesa (ANELTA), Caetano Capitão, alertou para a necessidade de uma maior atenção do Executivo para o apoio ao desenvolvimento da Língua Inglesa no país.
O responsável, que falava ao Jornal de Angola, por ocasião do Dia da Língua Inglesa, que se assinala hoje, realçou ser importante esse apoio pelos ganhos na educação, na formação pessoal e na dignificação profissional.
"Tendo este lado bem consolidado, teremos muitos ganhos. Os programas de massificação digital de Angola e de desenvolvimento de STEM(Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas), da iniciativa do Executivo, terão maior eficácia e impacto se tiverem a Língua Inglesa como base de aprendizagem, investigação e desenvolvimento”, destacou.
Para Caetano Capitão, a efeméride reveste-se de particular importância para os profissionais da Língua Inglesa, pois obriga a uma reflexão sobre a importância que tem no contexto mundial, bem como a sua utilidade nos vários domínios-chave para desenvolvimento, político, social, económico e cultural de Angola.
O presidente da ANELTA, o Inglês estabeleceu-se como Língua mundial, necessária para o desenvolvimento de qualquer sociedade, podendo ser usada como uma ferramenta de negociação, promotora da paz e do amor no mundo.
Para Caetano Capitão, a associação vê na data um momento para análise e reflexão sobre o que foi feito no país em relação à Língua e o que deve ser melhorado. A nível nacional, a ANELTA estará engajada no desenvolvimento de actividades socioculturais e eventos online, com a participação de professores nacionais e internacionais.
Associação activa
O responsável destacou também que a associação está bem, bastante activa, dentro do país e a nível internacional, tendo sido distinguidos, em 2020, pela Associação Internacional de Professores de Língua Inglesa (IATEFL), sedeada no Reino Unido, como a organização que apresentou o melhor projecto para a promoção da Língua em Angola.
A falta de material didáctico-pedagógico, para a docência da Língua, a existência de professores sem agregação pedagógica para o ensino, a inexistência de apoios directos para os projectos ligados à Língua Inglesa são alguns dos males que a associação enfrenta.
Caetano Capitão aponta como pretensão obter o estatuto de instituição de utilidade pública, "para melhor cumprirmos da missão e actuarmos de forma abrangente na sociedade.
Com 800 associados, a ANELTA foi criada em 2003, por um grupo de estudantes e professores. De abrangência nacional, a organização é membro da Associação Internacional de Professores de Língua Inglesa (IATEFL) e co-fundadora da África Elta, Associação Africana dos Professores de Língua Inglesa.
A razão da data
O Dia da Língua Inglesa celebra-se a 23 de Abril, com o objectivo de dar a conhecer a língua, cultura e histórias associadas. A efeméride marca o nascimento de William Shakespeare, um dos escritores de expressão inglesa com maior relevância de expressão inglesa.
O Inglês é o segundo idioma mais usado no mundo, com mais de 800 milhões de falantes. Estima-se que 85 por cento das publicações científicas no mundo estejam em Inglês, assim como 75% de toda a comunicação internacional por escrito.
Além disso, 80% de toda a informação armazenada em todos os computadores do mundo estão escritos em Inglês, assim como 90% do seu conteúdo feito no idioma de William Shakespeare.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 40 mil toneladas de cereais foram colhidas durante a campanha agrícola 2021/2022, no município de Chipindo, 456 quilómetros a Leste da cidade do Lubango, província da Huíla, soube o Jornal de Angola.
A maioria dos 12. 993 pacientes toxicodependentes está a receber tratamento no Centro de Reabilitação do Bengo, que, de acordo com secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, “o único centro existente no país”. Este trabalho é desenvolvido pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Luta Anti Droga (INALUD) e Organizações Não-Governamentais.
A circulação rodoviária no troço Sumbe/Lobito, na Estrada Nacional 100, interrompida, sábado, depois do despiste de um camião na ponte sobre o rio Cubal, na comuna do Quicombo, província do Cuanza-Sul, já está restabelecida.
Os Estados Unidos da América continuam a apoiar os esforços de Angola para eliminar a corrupção e imputar responsabilidades àqueles que desviaram os recursos do país e, desse modo, aumentar a transparência e o nível de responsabilização.
O período para o suprimento de insuficiências, irregularidades e deficiências detectadas pelo Tribunal Constitucional nos processos de candidaturas dos partidos e coligação de partidos políticos às Eleições Gerais de 24 de Agosto, encerra hoje.
O ministro dos Transportes definiu, ontem, em Moçâmedes, o actual estágio de evolução do sector pela concretização das reformas alinhadas às melhores práticas internacionais, assentes em mudanças profundas no domínio da produtividade e nos planos de desenvolvimento 2018-2038.
Os preços de referência dos principais produtos da cesta básica baixaram em 36 por cento face a Novembro do ano passado, na semana entre 20 e 26 de Junho, sob a influência da activação da Reserva Estratégica Alimentar (REA).
Com o objectivo de divulgar a trajectória do primeiro Presidente de Angola, a exposição sobre a vida e obra de Agostinho Neto encerrou domingo, numa demonstração de que a iniciativa ajudou a fortalecer o patriotismo.
O realizador angolano Levis Albano avançou, este domingo, em Luanda, que pretende apresentar a pré-estreia do filme “Mutu Mbi” em todos os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).