Sociedade

INFOSI conclui com "sucesso" actualização dos sistemas informáticos

JA Online

O Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), autoridade responsável pelo domínio.AO de Angola concluiu com "sucesso" a primeira grande actualização dos seus sistemas informáticos (‘core systems’) em quase 20 anos.

05/08/2024  Última atualização 20H12
A foto é apenas ilustrativa © Fotografia por: DR | ARQUIVO

Num comunicado de imprensa divulgado, esta segunda-feira, o INFOSI explica que esta operação foi acompanhada e aprovada pela IANA.org, autoridade internacional da internet e melhorou de forma definitiva a segurança, a integridade e o controle do espaço de nomes de domínio de Angola.

"Em conformidade com as políticas internacionais, apenas os registradores licenciados (‘Registrars’) do ccTLD podem-se integrar com os sistemas centrais do ccTLD. Durante esta actualização, foi identificado que várias entidades estavam a operar como revendedores de domínios. co.ao e it.ao, sem a devida licença”, refere a nota.  

Estas entidades, acrescenta a nota, foram atempadamente convidadas a partilhar com o ccTLD a informação sobre a lista de domínios registados, datas de expiração, das informações de titularidade dos domínios, e de se tornarem "Registrars" oficiais da zona AO.

"Não tendo partilhado como previsto, as referidas entidades foram descontinuadas a partir do dia 28 de Julho de 2024 data em que entrou em produção o novo sistema. Com esta acção de normalização, a zona dos domínios AO cumpre hoje o mais elevado padrão internacional de segurança e conformidade com os requisitos de partilha de dados internacionais e com a legislação angolana em vigor”, refere o INFOSI.

No documento, o INFOSI reafirma o compromisso intransigente em manter a segurança e integridade do espaço de nomes de domínio de Angola e agradece a cooperação de todos os utilizadores durante este processo de transição.

"Esta medida sublinha o compromisso da Autoridade do ccTLD de Angola em manter a confiança e segurança no espaço de nomes de domínio nacional, promovendo um ambiente digital mais seguro e regulado para todos”, destaca a instituição.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade