O Ministério da Saúde (MINSA) reiterou, este domingo, em comunicado de imprensa que "Angola continua livre de casos da denominada Varíola do Macaco".
O Cuanza-Sul celebra, hoje, 15 de Setembro, 107 anos, desde a sua fundação, à luz da Portaria n.º 3565, que formalizou o desmembramento do antigo distrito do Kwanza, que criou as actuais províncias do Cuanza-Sul e Cuanza-Norte, facto que ocorreu durante a vigência do sistema colonial português, no longínquo ano de 1917.
O Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), autoridade responsável pelo domínio.AO de Angola concluiu com "sucesso" a primeira grande actualização dos seus sistemas informáticos (‘core systems’) em quase 20 anos.
Num comunicado de imprensa divulgado, esta segunda-feira, o INFOSI explica que esta operação foi acompanhada e aprovada pela IANA.org, autoridade internacional da internet e melhorou de forma definitiva a segurança, a integridade e o controle do espaço de nomes de domínio de Angola.
"Em conformidade com as políticas internacionais, apenas os registradores licenciados (‘Registrars’) do ccTLD podem-se integrar com os sistemas centrais do ccTLD. Durante esta actualização, foi identificado que várias entidades estavam a operar como revendedores de domínios. co.ao e it.ao, sem a devida licença”, refere a nota.
Estas entidades, acrescenta a nota, foram atempadamente convidadas a partilhar com o ccTLD a informação sobre a lista de domínios registados, datas de expiração, das informações de titularidade dos domínios, e de se tornarem "Registrars" oficiais da zona AO.
"Não tendo partilhado como previsto, as referidas entidades foram descontinuadas a partir do dia 28 de Julho de 2024 data em que entrou em produção o novo sistema. Com esta acção de normalização, a zona dos domínios AO cumpre hoje o mais elevado padrão internacional de segurança e conformidade com os requisitos de partilha de dados internacionais e com a legislação angolana em vigor”, refere o INFOSI.
No documento, o INFOSI reafirma o compromisso intransigente em manter a segurança e integridade do espaço de nomes de domínio de Angola e agradece a cooperação de todos os utilizadores durante este processo de transição.
"Esta medida sublinha o compromisso da Autoridade do ccTLD de Angola em manter a confiança e segurança no espaço de nomes de domínio nacional, promovendo um ambiente digital mais seguro e regulado para todos”, destaca a instituição.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apelou, sábado, em Luanda, ao empresariado local a estar mais próximo dos jovens que apresentam ideias criativas, no sentido de incentivá-los a empreender no ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por ser um mercado bastante promissor.
A Associação Angola 2000 lançou dois projectos sociais destinados a promover os direitos das mulheres e a inclusão de jovens no país, anunciou, na sexta-feira, em Luanda, o presidente Cirilo Mbonge.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.