O Conselho de Administração da Rede Multiplaforma de comunicação Girassol tomou posse, esta terça-feira, numa cerimónia realizada nas futuras instalações deste mais moderno e inovador grupo de comunicação social de Angola, sediado no Camama.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
O Conselho Nacional da Juventude pretende que os “influenciadores digitais” de Angola sejam vectores de valores e princípios consubstanciados no respeito pelas leis, pelas autoridades, pelos bens públicos e privados, defendeu Isaías Kalunga, líder associativo juvenil.
Num encontro com os denominados "influenciadores digitais”, que decorreu em Luanda por iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), de que é presidente Isaías Kalunga, este afirmou que "hoje em dia, um influenciador digital tem a missão de ajudar o Estado angolano no combate ao crime, à violência a todos os níveis contra as mulheres e crianças e ao vandalismo, às notícias falsas vulgo fake news, e a outros males que enfermam o país”.
Para isso, o CNJ pretende engajar-se para caminhar junto com as pessoas que desenvolvem a moderna actividade de "influenciador digital”, os criadores de conteúdo na Internet e desenvolverem paradigmas de uso das redes sociais que sejam úteis para a sociedade.
Isaías Kalunga disse ter conhecimento que os influenciadores digitais têm atravessado diversas dificuldades, como a aquisição de material de trabalho, nomeadamente telefones digitais, computadores, discos rígidos, câmaras, acesso à Internet de qualidade, para produzir os trabalhos.
O presidente do Conselho da Juventude, que prometeu prestar apoio aos influenciadores, afirmou que "a sociedade angolana espera que os mesmos ajudem no sentido positivo para que tenhamos uma comunidade que comungue dos mesmos valores, que paute por condutas em que sobressaiam a solidariedade, fraternidade e a igualdade de oportunidades para todos.
O líder associativo reconhece que os "influenciadores digitais” são uma força importante na comunicação.
A visão institucional
Em representação ao ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, no referido encontro, Matias Borges disse que o primeiro workshop sobre "Influenciadores, dificuldades da classe e a sua participação na construção na cidadania constitui um novo desafio, no mundo de hoje na medida em que vivemos ´forçados` a se adaptar a constantes alterações do modo de vida, devido ao desenvolvimento tecnológico e à dinâmica dos tempos”.
Segundo Matias Borges, antes do surgimento da Internet e das vendas online, a estratégia das empresas e fornecedores de bens e serviços passava pela divulgação dos produtos, onde se usava meios tradicionais, como a televisão, rádios e os jornais, na maioria das vezes presencialmente.
Com o surgimento da Internet, estes tradicionais serviços passaram a ser comercializados via online e a luta passou a decorrer no mundo digital, onde o grande desafio passa por atrair o maior número de clientes e interessados.
Quanto maior for a confiança dos clientes ali está a oportunidade de venda dos produtos e, nesta senda, as redes sociais passaram a ser o veículo preferido de várias pessoas para divulgarem os produtos e serviços de maneira profissional.
O desafio consiste na junção de maior número de seguidores nas redes sociais para que seja maior a probabilidade de impulsionar ou influenciar na compra de um determinado meio, sem limite de idade, raça, cor ou localidade.
O responsável acrescentou que o "influenciador” deve ter a capacidade de persuadir o comportamento e a opinião de grandes massas por meio de conteúdos publicados em seus canais de comunicação, como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Tik-Tok e outros. Os tais serviços dão vantagens e oportunidade de emprego a muitos jovens, actividade que é necessário ser encaráda com alguma prática e responsabilidade, por se caracterizar num meio de influência de comportamento social e resgate de valores. Conforme dizia o Presidente António Agostinho Neto, "Às casas, às nossas lavras, às praias, aos nossos campos havemos de voltar”, citação propositadamente mencionada para lembrar que não podemos regressar às nossas origens se não tivermos jovens que influenciem positivamente, razão pela qual cada um é chamado a prestar o seu contributo na construção de uma sociedade digna e de respeito, defendeu o representante do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social.
Enquanto isso, os prelectores Cabingano Manuel, Francisco Mota, Vui Vui e Sarchel Necésio, que abordaram temas como a "fama digital na construção da personalidade”, "como usar a Internet para empreender” e "as consequências jurídicas do mau uso das plataformas digitais”, concordaram que, para o reconhecimento e apoio dos "influenciadores digitais”, os mesmos deviam estar organizados com a constituição de uma associação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.
O Governo desembolsou mais de 33 mil milhões de kwanzas, em três anos, no Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda” e cadastradas até ao momento mais de um milhão de agregados familiares, em todo o país.
A companhia aérea de bandeira nacional, TAAG, passa a disponibilizar, a partir de hoje, 14 frequências semanais na ligação Luanda-Lisboa, uma das rotas internacionais mais consolidadas na operação da companhia.
O estado actual de implementação dos projectos no sector dos Transportes, muitos dos quais a serem concluídos ainda este ano, é avaliado hoje, na oitava edição do CaféCIPRA, a primeira deste ano, a ser facilitado pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.