O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 1,68 por cento em Julho, o valor mensal mais baixo nos últimos 11 meses, apenas superado pelo mês de Julho do ano passado, quando o índice se fixou em 1,60 por cento. Desde Agosto do ano passado, o valor ficou sempre acima dos 2 por cento.
Comparando as variações mensais (Junho e Julho) regista-se uma desaceleração de 0,39 ponto percentual, ao passo que, em termos homólogos (Julho 2023 a Julho 2024), nota-se uma aceleração de 0,08 ponto percentual.
As províncias que registaram menor variação nos preços foram Cuanza-Sul, com 1,20 por cento, Huambo, com 1,28 por cento, e Benguela, com 1,32 por cento. Luanda registou uma variação de 1,70 por cento. As províncias que registaram maior variação nos preços foram Namibe, com 2,14 por cento, Bengo, com 2,13 por cento, e Huíla, com 2,07 por cento.
As Comunicações, com 0,36 por cento, Transportes, com 0,44 por cento, e Lazer, Recreação e Cultura, com 0,97 por cento, foram as classes que menos contribuíram para a variação mensal. O maior aumento de preços foi registado na classe Saúde, com uma variação de 2,31 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes Educação, com 2,08 por cento, Hotéis, Cafés e Restaurantes, com 1,94 por cento, e Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas, com 1,86 por cento.
A variação homóloga situa-se em 31,09 por cento, registando um acréscimo de 18,97 pontos percentuais em relação a observada em igual período do ano anterior (Julho de 2023). Comparando a variação homóloga actual com a registada no mês anterior verifica-se uma aceleração de 0,09 ponto percentual.
Numa avaliação do nível geral do Índice de Preços no Consumidor da província de Luanda, que se situou em 1,70 por cento, regista-se uma desaceleração de 0,84 ponto percentual, ao passo que, em termos homólogos (Julho a Julho), há o registo de uma desaceleração na taxa de variação actual de 0,44 ponto percentual.
A classe Vestuário e Calçado foi a que registou o maior aumento de preços, com 2,48 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes Saúde, com 2,46 por cento, Bebidas Alcoólicas e Tabaco, com 2,39 por cento, e Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas, com 2,23 por cento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA consultora Oxford Economics reviu hoje em alta a previsão de crescimento da produção de petróleo em Angola, antevendo que o segundo maior produtor da África subsaariana bombeie 1,18 milhões de barris diários, mais 4% que em 2023.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.