Economia

INEA realiza trabalhos de manutenção sobre a ponte do rio Mucoso

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

O Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) vai proceder, desde ontem até hoje, a trabalhos de manutenção sobre a ponte do rio Mucoso, localizada no sentido descendente da sede da comuna de Ndange-Ya-Menha, município de Cambambe, na província do Cuanza-Norte.

29/01/2023  Última atualização 17H24
Melhoria da circulação continua a ser prioridade absoluta © Fotografia por: Marcelo Manuel |Edições Novembro

De acordo com uma nota chegada à redacção do Jornal de Angola, os trabalhos em execução têm a finalidade de reposição dos tabuleiros, reaperto de parafusos e outros meios, na infra-estrutura e pavimentos na Estrada Nacional (EN) 120, implantados há mais de 14 anos. No mesmo troço, o Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) desenvolve também obras de construção das pontes sobre os rios Mueje e Subo, nas localidades de Cassua e comuna de Ndange-Ya-Menha. As duas infra-estruturas possuem 60 metros de comprimento e 12 de largura. As bases estão a ser construídas em betão e a estrutura superior em metal. As duas empreitadas estão orçadas em mais de cinco mil milhões de kwanzas.

As obras da primeira empreitada começaram em Maio do ano passado e estão, actualmente, com 90 por cento de execução física. Podem ser entregues no primeiro trimestre deste ano, enquanto a segunda teve o início em Junho de 2022 e também vai ser entregue no decurso desta temporada.

Conforme assegurou o director do Instituto de Estradas de Angola no Cuanza-Norte, Miguel Nelembe, os trabalhos da ponte sobre o rio Capacala, na cidade do Dondo, decorrem a bom ritmo.

Revelou que o projecto começou em Setembro passado e pode ser entregue em Março de 2023. A empreitada vai custar ao Estado mais de quatro mil milhões de kwanzas.

Miguel Nelembe apontou, de igual modo, o começo das obras de construção do dique de protecção e regularização das águas do mesmo rio, também na cidade do Dondo, desenvolvidas desde Abril último, com a construção do estaleiro.

Salientou, por isso, que, neste momento, o trabalho propriamente dito está a cinco (5) por cento de execução física. Este projecto está orçado em mais de três mil milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia