Economia

INEA mobiliza meios para recuperar vias primárias

José Rufino | Luena

Jornalista

O Instituto de Estradas de Angola (INEA) no Moxico recebeu a garantia do Governo Provincial que vai redobrar os esforços para acelerar os trabalhos de melhoria das infra-estruturas do sector rodoviário para permitir o mais rápido crescimento da região.

14/08/2024  Última atualização 09H11
Vice-governador para o Sector Técnico, Wilson Augusto © Fotografia por: Edições Novembro

O anúncio foi feito pelo vice-governador para o Sector  Técnico e Infra-estruturas, Wilson Augusto, durante a visita que o governador Ernesto Muangala efectuou, ontem, no Luena, às instalações do Instituto de Estradas de Angola (INEA).

Wilson Augusto afirmou que  o sector rodoviário constitui um eixo fundamental para o progresso e desenvolvimento da região,  que  no quadro da estratégia do Executivo  precisa de ser revitalizado para responder aos desafios actuais.

O governante  esclareceu que a rede fundamental de estradas do Moxico é de aproximadamente quatro mil quilómetros de extensão, dos quais apenas cinco por cento  se encontram  asfaltados.

Sublinhou  que a evolução  dos trabalhos que estão a ser executados na Estrada Nacional nº 250 vão permitir melhorar estes indicadores em conjunto com as acções de trabalhos paralelos de manutenção e conservação no domínio de terraplanagem.

Segundo o vice-governador,  a nível  local chegou-se a um entendimento  que visa encontrar soluções do ponto de vista técnico  para optimizar e melhorar a circulação naqueles  troços que por dificuldades financeiras  não estão contemplados com aplicação de  asfalto.

"As terraplanagens, que fazemos até hoje, não têm estado a permitir a circulação em épocas de chuvas. Neste sentido, o Governo  está a firmar um contrato com uma empresa para adicionar aditivos químicos que vão permitir a manutenção dos solos naqueles casos em que haja necessidade de uma intervenção de   terraplanagem”, disse.

Relativamente às pontes, afirmou que todas as empreitadas estão associadas à componente de construção de infra-estruturas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia