Política

INE recruta técnicos para actualização cartográfica

César Esteves

Jornalista

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai recrutar, nos próximos dias, cartógrafos e motoristas para reforçar a equipa criada para fazer o levantamento cartográfico em todo o país. A informação foi avançada, quinta-feira, em Luanda, à imprensa, pelo director-geral adjunto do INE e porta-voz do Censo 2024, Hernany Pena Luís, no final da reunião da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024.

31/03/2023  Última atualização 06H56
© Fotografia por: DR

Hernany Pena Luís, que não precisou o número de cartógrafos e motoristas a serem recrutados, fez saber que o anúncio do recrutamento será público.

O porta-voz do Censo 2024 lembrou que o processo de actualização cartográfica já decorre, neste momento, a nível da província de Luanda, com um registo acima de 50 por cento, o que, como sublinhou, poderá ajudar a atacar, muito rapidamente, as demais províncias do país.

Hernany Pena Luís esclareceu que o recrutamento de cartográficos e motoristas visa assegurar que o processo de actualização cartográfica decorra de forma mais robusta e célere em todo o território nacional.

"A previsão da actualização cartográfica vai estender-se até Dezembro, tempo em que essas pessoas estarão connosco, de forma temporária", avançou o porta-voz do Censo, para quem só depois da fase da actualização cartográfica é que se poderá seguir para o momento da recolha efectiva da informação.

A actualização cartográfica tem como objectivo definir e redefinir os limites dos bairros existentes em todo o país e constitui a primeira etapa para a realização do próximo recenseamento da população e habitação previsto para o próximo ano.

Em relação à reunião de ontem da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024, realizada sob orientação do ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, o porta-voz do Censo 2024 disse que a mesma serviu para passar em revista todas as recomendações baixadas ao grupo técnico no último encontro e traçar novos caminhos para o cumprimento cabal da realização do Censo 2024.

Hernany Pena Luís deu a conhecer que o Ministério dos Transportes vai apoiar à realização da actualização cartográfica e recolha de informação com a colocação à disposição dos recenseadores e cartográficos de meios marítimos, rodoviários e ferroviários, para assegurar que a locomoção, a nível de todo o território nacional, decorra de forma exitosa.

Na sequência disso, avançou que o Ministério do Urbanismo e Habitação também garantiu intervencionar aquelas localidades de difícil acesso, para assegurar que a mobilidade nessas zonas, seja feita de forma mais célere. Quem também se vai associar a essa causa, segundo fez saber o porta-voz do Censo, é o Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátrias, que vai disponibilizar viaturas de grande porte, como Camazes, para permitir um acesso mais facilitado àquelas zonas mais recônditas do país.

"Temos aqui, cada vez mais, uma sinalização integradora da parte dos diferentes departamentos ministeriais, que vai permitir a realização exitosa do processo", frisou.

Censo piloto em Julho

Hernany Pena Luís reiterou, na ocasião, que o Censo Piloto, inicialmente previsto para 15 de Maio, vai acontecer a 19 de Julho e servirá de base para testar e verificar como está a capacidade de recolha de informações a nível de todo o território nacional. "Este processo de teste passará por aferir como está a nossa capacidade de meios tecnológicos que nós vamos usar, pois, como se sabe, o Censo 2024 será, essencialmente, tecnológico", ressaltou.

Mais de 35 milhões de habitantes em 2024

O Instituto Nacional de Estatística estima que o Censo 2024 vai apresentar um resultado que rondará os 35 milhões de habitantes, tendo em conta a taxa de crescimento da população angolana, que ronda os 3 por cento ao ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política